Faça do branding uma prioridade
Branding basicamente refere-se a gestão das estratégias de marca de uma empresa com o objetivo de torná-la mais desejada pelos consumidores. Lembre-se que seu e-commerce é mais do que uma simples loja, faz parte de uma marca. O layout deve garantir que sua loja reflita uma proposta de valor que se conecte aos usuários, construa lealdade e estabeleça seu site como um destaque entre os concorrentes.
A marca deve ser aparente em todo o site. Escolha cores que reflitam a marca e defina o estilo para deixar claro que tipo de produtos são vendidos. Garanta que a experiência da marca seja consistente em todos os canais, seja online, na loja ou em um dispositivo móvel. Isso ajudará a construir um forte relacionamento marca-cliente.
Destaque o campo de busca
Geralmente o cliente entra em uma loja virtual já propenso a comprar determinado produto. O local que ele buscará para fazer a sua pesquisa é o campo de busca. Garanta que esteja em um lugar visível, geralmente logo acima do menu principal.
Torne a navegação simplificada
Facilite a navegação para o seu cliente, ele deve encontrar o produto com o mínimo de cliques, por isso, busque organizar sua loja da maneira mais simples possível. Isso inclui criar categorias de produtos personalizadas que sirvam como guia do consumidor no site. Além disso, utilize breadcrumbs, que são trilhas de navegação que permitem que o usuário identifique qual foi o caminho feito até a página que ele se encontra.
Busque destacar os principais botões de ação, como “Comprar” ou “Adicionar ao Carrinho” e “Finalizar Compra”.
Otimize para o mobile
É comum os consumidores navegarem entre dispositivos diferentes quando estão comprando online. A execução de um layout intuitivo e consistente em dispositivos móveis - smartphones e tablets - cultiva uma experiência memorável que faz com que os compradores desejem visitar sua loja. Lembre-se, você pode perder clientes potenciais se o seu site não for bem adaptado a dispositivos móveis. Em média metade dos usuários são menos suscetíveis a engajar com uma marca que tenha uma experiência mobile negativa e em torno de 67% são mais propensos a comprar em um site com layout responsivo.
Simplifique o processo de checkout
O caminho do seu cliente até a compra deve ser objetivo. Muitas etapas neste processo pode tornar a experiência cansativa e fazer com que o usuário desista no meio do caminho. O ideal é que o checkout aconteça em uma página, o que reduz o atrito e agiliza o processo para o cliente. Na BW Commerce você pode habilitar o checkout simplificado, para encurtar e facilitar a jornada de compra do usuário.
Dê atenção especial a página de produto
Diferente de uma compra presencial, online o cliente não pode tocar nem mesmo provar o produto. Desta forma, é importante que você ofereça o máximo de detalhes possível, com fotografias de qualidade, vídeos, descrições detalhadas, sinalize o que está fora de estoque, liste as variações do produto, deixe o botão comprar bem visível.
Tudo isso faz com que o cliente acesse facilmente todas as informações necessárias para confirmar a compra.
Invista em imagens de qualidade
As imagens são ativos importantes para a criação de um layout de sucesso. De nada adianta um layout fluido se as imagens, como fotos dos produtos e banners, não forem padronizados e com qualidade impecável. As imagens fazem parte da sua vitrine online, então, busque investir em imagens em alta resolução que destaquem os detalhes e diferenciais do seu produto e estejam de acordo com a identidade visual da sua marca. Isso não quer dizer carregar imagens pesadas no seu site, mas sim imagens em um tamanho razoável e com boa estética. A BW Commerce oferece a solução completa para ajudar você na criação da sua vitrine online, a BW Photo, que fornece um serviço de fotografia para entregar a melhor qualidade para as fotos dos seus produtos.
Mostre produtos relacionados e recomendados
Exiba produtos semelhantes que os compradores também possam gostar e que funcionem bem com o produto atual, ou produtos que outras pessoas compraram. Isso pode ser exibido em uma página de detalhes do produto ou no carrinho de compras e ajudará a orientar os compradores para os produtos que atendem às suas necessidades, potencialmente incentivando-os a continuar comprando - uma ótima maneira de vender produtos relacionados.
Exemplos de layout para loja virtual
Vanité Boutique
O design clean e elegante dá destaque ao que mais importa: o produto. Com banners humanizados e destacados, o site chama atenção logo na entrada.
Jukkê
As cores destacam a identidade da marca e não pesam ao olhar do usuário. A busca é bem destacada no topo do e-commerce e o banner ocupa o espaço ideal da tela.
Projetar um e-commerce pode ser complicado, mas agora que você conhece as principais dicas de design, você tem tudo o que precisa para criar um site que não apenas pareça incrível, mas também converta muito.
As lojas virtuais chamaram a sua atenção? Elas foram criadas na BW Commerce. Oferecemos uma loja de temas com mais de 10 temas para você escolher e caprichar no layout da sua loja!