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E-commerce Trends: as tendências para as vendas online a partir do comportamento do consumidor

E-commerce Trends: as tendências para as vendas online a partir do comportamento do consumidor

Quem é o consumidor online brasileiro? Neste artigo, buscamos entender quem é o consumidor digital brasileiro e como seu comportamento pode ser transformado em insights para as marcas.

Publicado em: 12/04/2024 às 17:20


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O e-commerce tem dominado a preferência dos consumidores no Brasil. Sendo assim, a necessidade de se manter atualizado com as novas tendências é essencial, já que a concorrência é grande e está em todos os lugares.

Mas afinal, quem é o consumidor online brasileiro? Nesse artigo, buscamos entender quem é o consumidor digital brasileiro e como seu comportamento pode ser analisado e transformado em insights para as diferentes marcas que atuam no país.

Como as pessoas estão comprando?

A frequência de compra no e-commerce segue em alta. Aumentou o número de consumidores que compram online e em lojas físicas. Considerando os últimos 6 meses, 58% dos consumidores compraram mais pela internet do que em lojas físicas. Por outro lado, apenas 22% compraram mais em lojas físicas do que pela internet.

A frequência de quem compra online também aumentou: 85% compram online pelo menos uma vez por mês. Neste número, 17% compram pelo menos uma vez por semana. Em um mês normal, a maioria dos consumidores (62%) costuma fazer de duas a cinco compras.

Quem compra online, tem seus canais preferidos. Damos destaque aos sites e lojas virtuais, que são os canais de compra mais utilizados por 63% dos consumidores. Na sequência vem os marketplaces, como Mercado Livre e Shopee e aplicativos da própria loja.

Uma hipótese para a preferência dos sites, lojas virtuais e marketplaces pode ser segurança e confiabilidade dos consumidores nessas plataformas.

Motivos para comprar online versus em loja física

O preço é um dos fatores decisivos para a escolha das lojas online. 58% dos consumidores compram online porque consideram o preço mais baixo do que nas lojas físicas. Outros motivos para escolher canais digitais é a praticidade de comprar sem sair de casa (57%), a facilidade para comparar preços (49%) e a maior variedade de produtos (38%).

Já quem compra mais nas lojas físicas do que online, dá valor a outras facilidades, como: levar o produto na hora (57%) e poder ver e tocar os produtos (55%). Esses dados trazem insights interessantes para quem vende online. A rapidez da entrega e a experiência de compra precisam ser o foco das empresas que querem encantar os consumidores.

Neste cenário, entender a jornada do consumidor (como ele chega até o seu e-commerce e o que faz finalizar a compra) é essencial se você quer conquistar quem já compra online. Quando você tem clareza desse processo, fica muito mais fácil oferecer uma experiência de compra adequada com as expectativas e necessidades do seu cliente.

23% dos consumidores que ainda compram mais em lojas físicas, acham mais seguro ir até a loja do que comprar online.

Algumas ações simples podem ajudar a transmitir maior segurança:

  • Usar o certificado de segurança SSL;
  • Evitar botões de pagamento, que direcionam o cliente para outra página;
  • Cuidar da experiência do consumidor e da aparência da loja;
  • Ter cuidado com a reputação no Reclame Aqui e no Google Meu Negócio.

Fatores que influenciam na escolha

O que chama atenção das pessoas na hora de comprar online? O que influencia na escolha? Saber a resposta para essas perguntas faz toda a diferença na hora de planejar estratégias para atrair o consumidor. Para grande maioria dos consumidores, o frete grátis e as promoções ainda são os principais fatores no momento da escolha. Além disso, temos o prazo de entrega, cupom de desconto, facilidade de compra, forma de pagamento e o tão falado cashback.

Outros fatores apontados pelos respondentes, como descrição detalhada do produto, opinião de outros compradores e nota em sites de reputação seguem como pontos importantes a serem considerados e que fazem toda a diferença para quem quer se destacar.

Compras via dispositivos móveis

Boa parte da população acessa a internet via dispositivos móveis, por isso, é natural que elas comprem mais por celular. É aí que surge uma questão: será que a sua empresa está preocupada com a usabilidade da loja online? A construção do seu e-commerce foi pensada no usuário que acessa pelo celular?

Quando a maioria dos seus clientes opta por compras através de dispositivos móveis, torna-se essencial que a sua estratégia esteja voltada para esse público. Portanto, investir no conceito de "mobile first" é crucial, o que implica na construção de sites e lojas online priorizando a experiência do consumidor que utilizará dispositivos móveis para acessá-los.

O papel das redes sociais e seus anúncios

As redes sociais tornaram-se populares e revolucionaram a forma de consumir. Nelas as empresas descobriram um canal com muito potencial para promover produtos e alcançar o público desejado. Para 65% dos consumidores as redes sociais são o local onde costumam pesquisar produtos e onde suas lojas são encontradas.

De fato, 2 em cada 3 consumidores têm o hábito de pesquisar produtos para comprar nas redes sociais. Além disso, 24% contam que usam as redes sociais para, não apenas pesquisas, mas para realizar as compras em si.

Quando o assunto são anúncios, foi comprovado que essa prática é uma excelente estratégia, já que 69% dos respondentes afirmam ter comprado através deles. Uma das principais vantagens dos anúncios é a capacidade de segmentação detalhada e os dados que podem ser coletados.

O poder dos influencers digitais

Estes profissionais têm o poder de influenciar seus seguidores a experimentarem novos produtos. Dessa forma, 41% dos consumidores já compraram um produto através de influenciadores nas redes sociais. O Instagram segue como referência entre os canais que utilizam marketing de influência, com 80% das pessoas destacando a plataforma como principal rede para a prática.

Live commerce ainda vale a pena?

O live commerce, também conhecido como live shop, combina a experiência de compra na loja com a conveniência online. Essa estratégia pode ser utilizada de duas maneiras: para vender produtos ou criar uma conexão com os telespectadores.

Uma boa oportunidade do live commerce é oferecer descontos, conteúdos específicos e até mesmo produtos exclusivos que ficam disponíveis apenas no período da transmissão. Dessa forma, é viável utilizar a comunicação com os interessados para alcançar conversões de vendas por meio do gatilho de urgência, ao mesmo tempo em que se cria uma extensa base de leads para serem posteriormente trabalhados após a transmissão ao vivo.

50% dos consumidores digitais já compraram em live commerce

O alerta das fraudes no e-commerce

Um sentimento que assombra muitos consumidores é o medo em relação às fraudes no processo de compra online. 92% dos consumidores já deixaram de comprar porque acharam que a loja se tratava de uma fraude. Neste caso, é importante que seu e-commerce busque implementar artifícios que transmitam segurança e confiabilidade ao cliente.

Quando a loja implementa soluções de segurança visíveis, como certificado SLL, selos de confiança e políticas claras de privacidade, os clientes sentem-se mais tranquilos em comprar. 

Outro aspecto significativo a ser considerado é que a maioria dos consumidores online admitiu ter desistido de efetuar compras pela internet devido à ausência de avaliações de 
clientes anteriores na loja.

Tecnologias para pagamento no e-commerce

Existem diversas formas de pagamento para agradar a todo tipo de cliente. Com pouco mais de 2 anos, o PIX, por exemplo, é um dos meios de pagamento preferidos pelos consumidores. Antes dele vem o cartão de crédito, escolhido por 52% dos usuários.

Conhecer os meios de pagamento mais usados pelos consumidores é fundamental para oferecer uma experiência de compra conveniente. Afinal de contas, cada pessoa tem preferências distintas quando se trata de formas de pagamento.

Conclusão

Diante do panorama descrito sobre o comportamento do consumidor online brasileiro e as dinâmicas do comércio eletrônico, torna-se evidente a importância de adaptar-se às novas tendências e exigências desse mercado em constante evolução. 

O e-commerce tem consolidado sua posição como o principal canal de compra para muitos brasileiros, demandando das empresas uma constante atualização e foco na satisfação do cliente.

Com a concorrência cada vez mais acirrada e a presença onipresente das opções de compra online, compreender quem é o consumidor digital brasileiro e seus hábitos de consumo torna-se essencial para o sucesso das estratégias. 

Desde a preferência por compras via dispositivos móveis até a influência das redes sociais e dos influencers digitais, cada aspecto revelado neste artigo oferece insights valiosos para as marcas que buscam se destacar nesse cenário competitivo.

Portanto, investir em uma experiência de compra satisfatória, segura e personalizada, alinhada às expectativas e preferências do consumidor, é fundamental para conquistar e fidelizar esse público em constante transformação.

Conteúdo adaptado de: E-commerce Trends - Perspectivas sobre o futuro das vendas online a partir do comportamento do consumidor

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