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Automação de WhatsApp - Conceito e principais vantagens

Automação de WhatsApp - Conceito e principais vantagens

Com centenas, dezenas e até milhares de conversas para responder, as equipes podem ficar sobrecarregadas. Nesse sentido, a automação do WhatsApp oferece muitas vantagens para empresas que querem acelerar e melhorar a qualidade do seu atendimento digital. Quer saber quais são elas? Então, veja este conteúdo que preparamos para você!

Publicado em: 18/11/2022 às 15:13


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O WhatsApp é uma importante ferramenta de comunicação entre empresas e pessoas. Pesquisas apontam que 80% dos brasileiros utilizam o aplicativo para se comunicar com as marcas. Entretanto, o grande volume de mensagens trocadas pelo app pode dificultar o gerenciamento do canal pelas organizações.

Com centenas, dezenas e até milhares de conversas para responder, as equipes podem ficar sobrecarregadas. Nesse sentido, a automação do WhatsApp oferece muitas vantagens para empresas que querem acelerar e melhorar a qualidade do seu atendimento digital.

Quer saber quais são elas? Então, veja este conteúdo que preparamos para você!

O que é automação de WhatsApp

Automação (ou automatização) de WhatsApp é uma tecnologia que permite o envio automático de mensagens pelo aplicativo para contatos previamente cadastrados. Isso acontece sem que atendentes ou outras pessoas precisem fazer o trabalho de maneira individualizada. Dessa forma, segundo configurações pré-determinadas pelo proprietário da conta, o sistema enviará mensagens com textos, imagens e outros arquivos de forma automática para potenciais e atuais clientes da empresa. O envio não acontece de forma aleatória. Ao contrário, ele é realizado de acordo com critérios estabelecidos pela gestão do canal digital - como a compra de um produto ou o abandono de carrinho, por exemplo.  Cada uma dessas situações é chamada de evento. Então, sempre que um evento acontece, o serviço de automação faz o envio do conteúdo previamente configurado. É possível, ainda, fazer a programação de mensagens de acordo com as demandas da empresa - como, por exemplo, campanhas e lançamentos. Seguindo um fluxo de conversas criado, as mensagens serão enviadas para prospects, leads, clientes e outras pessoas de interesse da marca.  De forma resumida, podemos dizer que a automação de WhatsApp agiliza e facilita a troca de mensagens entre empresas e seus clientes.

Como funciona o WhatsApp automatizado

Considere o seguinte exemplo: um e-commerce contratou os serviços de automatização de WhatsApp. A sua ideia é enviar uma mensagem ao comprador informando o andamento da transação sempre que houver uma nova venda ou movimentação do pacote, por exemplo. Após configurações iniciais - como integração da loja ao sistema e elaboração dos textos que serão enviados - a empresa passará a fazer o envio automático de mensagens a cada novo pedido. Sem que qualquer atendente, vendedor ou outro funcionário precise digitar individualmente a mensagem, o serviço fará o envio particular a cada novo comprador. Além disso tudo, é interessante observar que as soluções de automação para o WhatsApp também são capazes de personalizar os textos que serão enviados aos contatos da marca.

Então, utilizando as chamadas variáveis - ou seja, códigos que representam dados reais da lista de contatos da empresa - é possível criar conversas totalmente personalizadas. Confira este exemplo de um fluxo de mensagens enviadas pela loja virtual por intermédio do automatizador de WhatsApp:

Exemplos de mensagens automatizadas pelo WhatsApp

1 - Novo pedido: Olá, [nome do cliente], Recebemos o seu pedido [nº do pedido]. Estamos aguardando a confirmação do pagamento para prosseguir com o envio, está bem?

2 - Pedido pago: [nome do cliente], tudo bem? O pagamento do seu pedido [nº do pedido] foi confirmado! Em breve, ele será enviado para o seu endereço, viu? Aguarde o recebimento do código de rastreio.

3 - Pedido enviado: Boas notícias, [nome do cliente]! O seu pedido [nº do pedido] foi enviado. Segue o código de rastreio para acompanhamento [número do código de rastreio]. Responda a essa mensagem caso tenha alguma dúvida.

Novo pedido, pedido pago e pedido enviado são eventos escolhidos pela empresa; quando eles ocorrem, os clientes recebem mensagens em seu WhatsApp. Já o nome do cliente, número do pedido e código de rastreio (isto é, as variáveis) são dados automaticamente preenchidos pelo automatizador do aplicativo.

Usando os exemplos acima, um cliente chamado “Roberto”, por exemplo, receberá a seguinte mensagem em seu aplicativo ao fazer uma compra em um site que tem o serviço de automação: "Olá, Roberto, Recebemos o seu pedido 6789. Estamos aguardando a confirmação do pagamento para prosseguir com o envio, está bem?". Assim, de acordo com as configurações feitas pelo proprietário da conta, o serviço fará o envio automatizado e personalizado de mensagens pelo WhatsApp a cada novo evento.  

Vantagens da automação no WhatsApp

Agora que você já conhece o que é o serviço de automação para o aplicativo mensageiro e como ele funciona, é o momento de entendermos quais são as suas vantagens. Confira, logo abaixo:

1 - Economia de tempo

Pare e responda: você sabe quanto tempo do seu dia é dedicado para responder mensagens no WhatsApp? Individualmente, a tarefa já toma consideráveis horas do profissional; em equipe, ela pode gastar dezenas de horas por mês. Diversos setores são afetados pela atividade. Desde o atendimento, passando por vendas e cobrança, indo até o suporte de produtos, vários profissionais são demandados para a tarefa. Com a automação do WhatsApp, todo o time da empresa é beneficiado com economia de tempo nos atendimentos realizados pelo aplicativo mensageiro. Isso acontece porque é possível fazer com que muitas dúvidas comuns sejam respondidas com fluxo de conversas automatizado. Como vimos, até mesmo o código de rastreio, uma informação crucial para os consumidores, pode ser enviada de maneira 100% automática pelo WhatsApp com os serviços de automação. Então, em vez de ter que gastar o tempo procurando informações relacionadas ao pedido e enviando esse conteúdo em conversas, os profissionais da empresa têm a possibilidade de se debruçar sobre outras atividades que ofereçam mais resultado ao negócio. Assim, os serviços de automação de WhatsApp geram economia de tempo para as equipes.

2 - Precisão no envio de informações

Devido à integração do sistema de automatização com as lojas, além de plataformas de marketing e de infoproduto, os dados enviados nas mensagens são precisos. Isto é, número do pedido, código de Pix, número de rastreio, nome do cliente, entre outras informações, são coletados diretamente do banco de dados da empresa e vão para o serviço de automação. Dessa maneira, as mensagens e os dados particulares relacionados a pedidos e a outras transações têm um alto grau de precisão - considerando, é claro, o correto preenchimento pela empresa contratante do serviço de automatização, está bem? Pense que uma empresa deseja informar ao seu comprador o código de boleto para pagamento; então, ela cria a seguinte mensagem automática: Como você está, [primeiro nome do cliente]? Seu pedido [nº do pedido] foi confirmado. Segue o código do boleto para pagamento [código do boleto]. Considere que Maria da Silva fez uma compra, cujo número do pedido é 12345; a compradora escolheu o boleto como forma de pagamento e, após a transação, foi gerado o seguinte código: (0000…2990) Então, a mensagem enviada pelo sistema de automação de mensagens para WhatsApp ficará dessa maneira: Como você está, Maria? Seu pedido 12345 foi confirmado. Segue o código do boleto para pagamento (0000…2990). O envio automatizado de mensagens pelo WhatsApp faz com que os conteúdos sejam precisos sem que qualquer pessoa tenha que intervir no disparo das mensagens.

3 - Melhora a satisfação dos clientes 

Se você já fez alguma compra na internet e demorou para ter qualquer retorno da empresa sabe o quanto é frustrante ficar aguardando as próximas etapas sem saber como serão os procedimentos dali em diante. Com a automação de mensagens por WhatsApp, os clientes têm um retorno rápido sobre as principais operações que realizam nas lojas virtuais - como pedido e pagamento. Uma comunicação veloz e precisa pode reduzir a ansiedade de quem faz compras online e diminuir perguntas comuns em e-commerce relacionadas ao envio e entrega.  Para se ter uma ideia, 29% das pessoas não comprariam online se não houvesse rastreamento, segundo pesquisa. Outro estudo aponta que, para 91% dos entrevistados, atendimento de qualidade significa  agilidade para resolver dúvidas. Dessa maneira, oferecer um atendimento rápido e preciso ao consumidor é fundamental para melhorar a sua satisfação. A automação do WhatsApp, nesse sentido, é uma excelente solução para gerar clientes mais satisfeitos com a marca.   

4 - Profissionalização da comunicação da marca

É preciso entender que o WhatsApp é um importante canal de comunicação para muitas empresas; mas, para que tenha efeitos positivos, é necessário que seja profissional e ofereça um atendimento qualificado para as pessoas que entram em contato pelo aplicativo. Ainda que o mensageiro dê espaço à troca de mensagens de maneira mais casual, é imprescindível que a empresa leve com seriedade os serviços prestados por intermédio do canal. A automação de mensagens, quando elaborada de forma estratégica, também tem a capacidade de aperfeiçoar e qualificar as conversas mantidas pelo meio digital. Um inteligente fluxo de conversas padroniza e aperfeiçoa a comunicação no WhatsApp; depois de envios lógicos e consistentes, os clientes logo vão perceber que os atendimentos estão muito mais profissionais.  Então, se você deseja profissionalizar a comunicação da marca na internet, considere as automações como uma maneira para gerar uma imagem mais consolidada na web.  

5 - Colabora para a conversão de clientes

Serviços de automação de WhatsApp são bastante utilizados para aumentar a conversão de clientes - afinal, o envio de mensagens automáticas em eventos específicos pode contribuir para que potenciais compradores efetivem a compra. As funcionalidades de lembrete de Pix e de boleto são um exemplo bem claro dessa vantagem.  Atualmente, o Pix é o 2º meio de pagamento mais utilizado pelo brasileiro em compras online, disputando espaço com o boleto na segunda colocação do ranking, de acordo com levantamento.

Os métodos, no entanto, podem representar um desafio aos lojistas digitais. Isso acontece porque, após a geração do código de Pix ou de boleto, o comprador precisa sair do aplicativo ou site onde está fazendo a sua compra e, então, efetivar o pagamento em um outro local. Em muitos casos, as pessoas simplesmente não pagam o pedido feito e a compra é cancelada.

De acordo com pesquisa, a taxa média de conversão do boleto é de 30%. Ou seja, apenas 3 em cada boletos gerados são pagos. Com o serviço de automação de WhatsApp, basta que a solução esteja devidamente integrada para que, depois da criação do Pix ou do boleto, o comprador receba o código para pagamento em sua conta no app mensageiro. Vai ficar bem mais fácil para que o shopper lembre-se de efetivar o pagamento e possa dar sequência a sua compra.

Outro caso em que a automação é bastante útil para converter mais clientes está relacionado a funcionalidade de carrinho abandonado. Nesse caso, o comprador recebe uma mensagem no WhatsApp depois de desistir da compra online incentivando-o a finalizar a transação. Então, dentre todas as vantagens da automação de WhatsApp, podemos destacar o seu potencial de converter mais pessoas em clientes para sua empresa.

Como fazer automação no WhatsApp

Para automatizar o envio de mensagens pelo WhatsApp, você deve contratar os serviços de uma empresa que ofereça a solução tecnológica - como o Notificações Inteligentes. Em seguida, será necessário criar uma conta e integrar a sua loja virtual (site, serviço de automação de marketing ou outro canal) ao sistema de automatização. O terceiro passo é selecionar quais tipos de mensagens serão enviadas - como, por exemplo, notificação de pedido, lembrete de Pix e recuperador de carrinho abandonado. Depois, personalize o conteúdo que será enviado aos contatos a cada evento. Em muitos casos, é possível configurar o texto, áudio, imagens e outros arquivos.  O Notificações Inteligentes também permite a personalização dos textos com dados particulares - como nome do cliente e número do pedido. Após as configurações, basta aguardar a ocorrência de novos eventos para que as mensagens sejam enviadas de maneira automática no WhatsApp.

 

Tenha os serviços de automação de WhatsApp com o Notificações Inteligentes

Para levar todos os benefícios da automatização para o seu atendimento, veja como é simples:

  • Acesse o site do Notificações Inteligentes;
  • Conheça nossos planos e escolha aquele que seja mais adequado ao seu negócio;
  • Faça a integração com a plataforma de e-commerce e/ou serviços de Marketing Digital;
  • Configure as mensagens que deseja enviar – como notificações sobre pedido, pagamento, rastreio e outras;
  • Pronto! Agora é só aguardar as ações dos clientes e verificar as mensagens enviadas.

Não perca mais tempo para automatizar o atendimento pelo aplicativo, de maneira prática e com excelente custo-benefício. Venha, agora mesmo, para o Notificações Inteligentes.

Conta pra gente, percebeu as vantagens de ter o seu Whatsapp automatizado? Deixe aqui seu comentário! 😉

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