Black Friday: como fazer promoções para atrair clientes na BW Commerce
Publicado em: 03/11/2021 às 08:30
A Black Friday está se aproximando, a data é considerada o pico da temporada de compras de final de ano. Um bom marketing na Black Friday combina, orgânico, pago, mídia social, marketing de influenciadores e, é claro, boas ofertas. O principal objetivo da data é entregar um benefício realmente significativo para o cliente. A importância de uma boa oferta, é sim atrair novos clientes, mas, além disso, engajar as pessoas que já compram da sua marca. Ela não garante somente uma compra, mas que você aumente a receita da sua loja no futuro. Então, como fazer promoções para atrair clientes? Na plataforma da BW Commerce, você pode criar ofertas com base em dez diferentes estratégias. A aplicação depende dos seus objetivos. Conheça as possibilidades:
1. Brindes
Quem não gosta de ganhar um presentinho extra na hora da compra? Aposto que você ama! Pois é, seu cliente também. Na BW, a função Brindes é um aplicativo nativo da plataforma onde você pode ofertar um produto já cadastrado como brinde. Uma premissa importante para essa estratégia é: cuidado para não decepcionar, tudo bem? Um brinde às vezes dá a impressão de ser algo sem muito valor. Por isso, pense diferente, busque presentear os seus clientes. Nesse caso, destacamos a importância de conhecer as necessidades do seu público, para entregar algo que seja realmente útil e desejado. A escolha do brinde deve ser um processo criterioso, pesquise com os próprios clientes, acompanhe as tendências e alinhe à proposta da sua marca. Os brindes devem:
- Transmitir valor e fortalecer a marca
- Conectar sentimentos entre marcas e pessoas
Você pode oferecer um brinde a partir de um valor mínimo de compra. Por exemplo: “Compre R$ 150,00 e ganhe um presente exclusivo”. Lembre-se: cuidado com o orçamento. O objetivo não é oferecer um brinde caro, o importante aqui é o valor que você gera e quão útil o produto será para o cliente.
2. Cupom de Desconto
O cupom de desconto é uma das estratégias promocionais mais populares no e-commerce. Ele nada mais é do que um código gerado pela loja e oferecido aos clientes, para que seja aplicada uma porcentagem ou até mesmo um valor de desconto em cima do preço original de um produto. Com cupons de desconto é possível aumentar o ticket médio, ganhar a lealdade do cliente, recuperar carrinhos abandonados e crescer a taxa de conversão. Um exemplo de aplicação é: oferecer um cupom de desconto de 20% antecipado para um grupo VIP, antes mesmo de começar a Black Friday.
3. Frete Grátis
Sabemos que o frete muitas vezes é um impeditivo na finalização da compra e pode gerar muitos carrinhos abandonados.
Segundo pesquisas, 60% dos consumidores desistem de efetivar uma compra em razão do alto custo com o frete.
Em algumas situações, o valor do frete chega a ultrapassar o valor do produto. A ação de frete grátis é uma alternativa muito efetiva, mas deve ser bem planejada, levando em consideração principalmente a saúde do negócio e prezando sempre a margem de lucro. Na plataforma da BW, o frete grátis pode ser:
- Limitado a públicos: para estados específicos, para perfil atacado ou varejo.
- Com base em um valor mínimo de compra: uma estratégia muito utilizada nos e-commerces que ajuda a aumentar o ticket médio.
- É possível dividir o custo do frete com o cliente, adicionando uma porcentagem paga por ele e outra por você.
Só na função de frete grátis existem diferentes cenários e, se bem estruturada, pode trazer grandes resultados. Tenha em mente sempre a necessidade de fazer um estudo de valores, negociar com empresas de transporte, considerando o que é mais produtivo para seu processo operacional. Precisa ser bom para o seu cliente, mas bom para você também.
4. Frete Fixo
Além do frete grátis, existe a possibilidade do frete fixo. Às vezes, oferecer frete grátis acaba sendo uma opção inviável. Dessa forma, disponibilizar um frete fixo pode ser uma alternativa interessante para estimular a vida. Neste caso, você pode oferecer um valor fixo para determinada cidade, estado ou até liberar para todo o Brasil. Exemplo: Frete Fixo somente para o Rio Grande do Sul.
5. Desconto por categoria
O desconto por categoria permite que você aplique uma porcentagem de desconto em uma categoria específica dentro da sua loja virtual. Por exemplo: desconto de 20% somente em anéis em zircônia ou você pode criar uma categoria Outlet somente com produtos em oferta. Quando você cria uma categoria Outlet, você dá maior visibilidade a sua promoção.
6. Desconto programado
Já o desconto programado reúne diferentes cenários promocionais. Na plataforma da BW, você pode utilizá-los de três maneiras diferentes:
- Aplicar desconto estipulando um valor mínimo de compra ou um número mínimo de itens. Por exemplo: comprando no mínimo R$ 150 o cliente ganha 20% de desconto ou comprando 3 itens o cliente ganha 20% de desconto.
- Outra opção é o desconto progressivo, que permite que você aplique descontos de acordo com a faixa de preço da compra ou número mínimo de itens. Por exemplo: compre R$ 150 e ganhe 10%, compre R$ 200 e ganhe 15%, e assim por diante. Dentro desta categoria promocional é possível criar quantas faixas de preço quiser. É uma excelente opção para aumentar o ticket médio das compras.
- A última alternativa é o desconto para primeira compra, que torna-se um incentivo interessante para o cliente no primeiro contato com a sua loja.
7. Vale Compras
O vale compras, também conhecido como voucher, funciona como um crédito que a loja virtual oferece ao cliente com determinado valor a ser utilizado. Os requisitos do vale compras são definidos por você, e caso o cliente ultrapasse esse valor, ele pode completar com a forma de pagamento escolhida. O vale compras é uma ótima alternativa para alcançar novos compradores. Ao mesmo tempo, é uma excelente forma para situações onde há trocas e devoluções.
8. Desconto no produto
O desconto no produto é simples, possibilita aplicar uma porcentagem específica para determinados produtos, sem exigir valor mínimo de compra. Por exemplo: na Black Friday você pode fazer uma grande oferta sobre os produtos mais vendidos.
9. Desconto na lista de preço
O desconto na lista de preço é bem direcionado às empresas que atendem tanto o mercado B2B (atacado) quanto B2C. Através da funcionalidade, você pode aplicar um desconto padrão para todos os produtos de uma lista de clientes, com a regra de valor mínimo de compra. Por exemplo: desconto de 50% para clientes da lista de varejo em compras com valor mínimo de R$ 200,00.
10. Desconto nas Formas de Pagamento
Por fim, neste cenário você consegue aplicar o valor de desconto em uma forma de pagamento específica, que for mais favorável para a sua operação, levando em conta a sua estratégia de vendas no momento. Para estimular o pagamento à vista, por exemplo, você pode aplicar descontos no PIX ou no Boleto. As promoções são estratégias ideais para aplicar em datas sazonais, como a Black Friday. Mais importante do que saber como fazer promoções para atrair clientes, é essencial que você tenha em mente que o planejamento é a chave para o sucesso da sua campanha. Durante a Black Friday, há um grande crescimento no volume de acessos nas lojas virtuais, sendo assim, não deixe nada para cima da hora! Busque explorar todas as alternativas que a sua plataforma oferece, e estude o que melhor se encaixa com a sua realidade. Use e abuse da criatividade e concentre-se em entregar o maior valor possível para o seu cliente. Boas vendas! 🚀🚀