A concepção da Curva ABC é uma extensão do princípio de Pareto (a regra 80/20), que afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Por exemplo, 80% das vendas vêm de 20% dos visitantes.Atualmente, no mercado de e-commerce, a técnica é muito utilizada para encontrar os 20% dos produtos campeões (com maior saída), para que assim, concentrem-se de maneira mais assertiva possível os esforços de estoque e marketing para tornar a loja virtual mais lucrativa.
2. Como criar a Curva ABC do seu e-commerce: descubra os produtos que performam mais e menos no seu inventário
Preparamos nesta sessão um passo a passo bem didático para você aplicar no seu estoque. Caso você possua um Sistema de Gestão (ERP) o processo de construção da sua curva será muito mais simples do que o citado abaixo. Através desse guia, e-commerces que ainda não possuem um ERP conseguem montar a sua, mesmo que de maneira mais manual. Acompanhe a seguir:
Primeiro crie uma tabela em Excel listando os seus produtos e respectivos preços;
Nesta mesma tabela, em uma nova coluna, adicione quantas vendas de cada produto foram feitas no período desejado (pode ser mês, semestre, ano...);
Agora multiplique o preço pela quantidade em estoque para descobrir a receita potencial, adicionando em uma nova coluna denominada "Total Vendido";
Abaixo da listagem de todos os produtos, lembre-se de criar uma linha denominada "Total", onde você vai somar a quantidade de todos os produtos vendidos e a receita de cada linha da coluna "Total Vendido";
Crie uma nova coluna chamada "Porcentagem de Faturamento" e faça o seguinte cálculo:
Assim, você terá a porcentagem que cada produto representa, conseguindo assim classificá-los de A à C.Por exemplo: sua loja virtual vendeu em um mês R$40.000 de um modelo de anel e toda a loja gerou uma receita de R$100.000 no mesmo período. Sendo assim, aquele anel representa 40% da receita do e-commerce. Ele com certeza é um produto campeão e deve ser classificado na Curva A.Categorizar seu estoque nestas três categorias ajuda a entender quais produtos precisam de reabastecimento constante, quais produtos você pode descartar se necessário, entre outras estratégias para manter o seu estoque saudável.
3. Estratégias para vender mais no e-commerce utilizando a análise da Curva ABC
O que fazer com itens da Curva A?Sendo que a Curva A é o seu carro chefe, você deve colocar maior força nela para maximizar sua receita:
A dica básica é: procure não mexer nesses produtos. Mas você pode, caso seja possível, aumentar levemente o valor para crescer a sua margem. Mas cuidado, avalie seu cenário para não prejudicar sua receita.
Cultive uma boa relação com fornecedores de produtos da Curva A. Isso pode garantir melhores condições, assim como evitar a falta deles.
Sempre tenha produtos desta categoria em mãos. Garanta uma quantidade extra no estoque para evitar transtornos.
Sabendo dos produtos mais importantes, invista mais neles: você pode aumentar seus investimentos em marketingpara gerar mais vendas, por exemplo.
O que fazer com itens da Curva B e C?
Os produtos da Curva C devem ser definitivamente eliminados. Eles ocupam lugar no seu estoque e não trazem receita suficiente. Por isso, uma estratégia que você pode aplicar, em alguma data específica, é organizar uma campanha para queima de estoque reduzindo o preço desses produtos.
Pode ser que, mesmo assim, você não se livre do estoque C. Então, uma estratégia mais inteligente seria combinar produtos da Curva C com os da Curva A ou B, em Compre Junto ou Kits.
Em últimos casos, dependendo da situação, você pode até oferecer o produto como brinde. Consumidores estarão mais propensos a comprar se receberem algo de graça em troca.
E então, tudo pronto para criar a sua Curva ABC? Seguindo todas essas dicas e o passo a passo, você poderá maximizar os resultados do seu e-commerce e identificar oportunidades significativas para reduzir os níveis de estoque, afinal: mercadoria parada, desperdício de recursos.