Ir para BW Commerce
Logotipo BW Commerce Blog
  • Para o seu E-commerce
  • Dicas de Marketing
  • News da BW!
  • Eventos

Como fazer sua curva ABC para gerenciamento de estoque efetivo no e-commerce?

Publicado em: 17/12/2021 às 11:16


Dicas de Marketing Eventos News da BW! Para o seu E-commerce

1. O que é a Curva ABC e a importância de um gerenciamento de estoque inteligente

A Curva ABC é uma técnica de gerenciamento de estoque que determina o valor dos itens com base em sua importância para o negócio. O método divide o inventário em três categorias: A, B e C, onde: Curva A: Distribuí 20% dos itens que representam 80% da receita (o menor grupo de produtos classificados como os mais importantes para o negócio). Curva B: Distribuí 30% dos itens que representam 15% da receita (este grupo de produtos é um pouco maior, mas contribui menos para o negócio). Curva C: Distribuí 50% dos itens que representam apenas 5% da receita (o maior grupo de produtos que menos contribui). Representação visual da Curva ABC: gráfico dividido em três seções A concepção da Curva ABC é uma extensão do princípio de Pareto (a regra 80/20), que afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Por exemplo, 80% das vendas vêm de 20% dos visitantes. Atualmente, no mercado de e-commerce, a técnica é muito utilizada para encontrar os 20% dos produtos campeões (com maior saída), para que assim, concentrem-se de maneira mais assertiva possível os esforços de estoque e marketing para tornar a loja virtual mais lucrativa.  

2. Como criar a Curva ABC do seu e-commerce: descubra os produtos que performam mais e menos no seu inventário

Preparamos nesta sessão um passo a passo bem didático para você aplicar no seu estoque. Caso você possua um Sistema de Gestão (ERP) o processo de construção da sua curva será muito mais simples do que o citado abaixo. Através desse guia, e-commerces que ainda não possuem um ERP conseguem montar a sua, mesmo que de maneira mais manual. Acompanhe a seguir:
  • Primeiro crie uma tabela em Excel listando os seus produtos e respectivos preços; 
  • Nesta mesma tabela, em uma nova coluna, adicione quantas vendas de cada produto foram feitas no período desejado (pode ser mês, semestre, ano...);
  • Agora multiplique o preço pela quantidade em estoque para descobrir a receita potencial, adicionando em uma nova coluna denominada "Total Vendido";
  • Abaixo da listagem de todos os produtos, lembre-se de criar uma linha denominada "Total", onde você vai somar a quantidade de todos os produtos vendidos e a receita de cada linha da coluna "Total Vendido";
  • Crie uma nova coluna chamada "Porcentagem de Faturamento" e faça o seguinte cálculo:
Cálculo para encontrar a % de faturamento para distribuição dos produtos na Curva ABC Assim, você terá a porcentagem que cada produto representa, conseguindo assim classificá-los de A à C. Por exemplo: sua loja virtual vendeu em um mês R$40.000 de um modelo de anel e toda a loja gerou uma receita de R$100.000 no mesmo período. Sendo assim, aquele anel representa 40% da receita do e-commerce. Ele com certeza é um produto campeão e deve ser classificado na Curva A. Categorizar seu estoque nestas três categorias ajuda a entender quais produtos precisam de reabastecimento constante, quais produtos você pode descartar se necessário, entre outras estratégias para manter o seu estoque saudável.   

3. Estratégias para vender mais no e-commerce utilizando a análise da Curva ABC

O que fazer com itens da Curva A? Sendo que a Curva A é o seu carro chefe, você deve colocar maior força nela para maximizar sua receita:
  • A dica básica é: procure não mexer nesses produtos. Mas você pode, caso seja possível, aumentar levemente o valor para crescer a sua margem. Mas cuidado, avalie seu cenário para não prejudicar sua receita.
  • Cultive uma boa relação com fornecedores de produtos da Curva A. Isso pode garantir melhores condições, assim como evitar a falta deles. 
  • Sempre tenha produtos desta categoria em mãos. Garanta uma quantidade extra no estoque para evitar transtornos.
  • Sabendo dos produtos mais importantes, invista mais neles: você pode aumentar seus investimentos em marketing para gerar mais vendas, por exemplo.
O que fazer com itens da Curva B e C?
  • Os produtos da Curva C devem ser definitivamente eliminados. Eles ocupam lugar no seu estoque e não trazem receita suficiente. Por isso, uma estratégia que você pode aplicar, em alguma data específica, é organizar uma campanha para queima de estoque reduzindo o preço desses produtos.
  • Pode ser que, mesmo assim, você não se livre do estoque C. Então, uma estratégia mais inteligente seria combinar produtos da Curva C com os da Curva A ou B, em Compre Junto ou Kits.
  • Em últimos casos, dependendo da situação, você pode até oferecer o produto como brinde. Consumidores estarão mais propensos a comprar se receberem algo de graça em troca.
E então, tudo pronto para criar a sua Curva ABC? Seguindo todas essas dicas e o passo a passo, você poderá maximizar os resultados do seu e-commerce e identificar oportunidades significativas para reduzir os níveis de estoque, afinal: mercadoria parada, desperdício de recursos.

Queremos ajudar você!

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão.

Faça uma demonstração gratuita
BW Commerce

Conectar pessoas,
Conectar negócios.


© Copyright 2001 - 2025 BW Commerce. 09.099.400/0001-70  Política de Privacidade