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Como montar um e-commerce de sucesso

Publicado em: 21/10/2021 às 14:01


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O mercado digital é extremamente competitivo e, para ter sucesso nas vendas onlines, é preciso focar na qualidade

No Brasil, a  venda pela internet cresceu 73,88% em 2020, de acordo com o índice MCC-ENET. Esse é um mercado promissor e, para fazer parte dele, é importante saber como montar um e-commerce de sucesso que se destaque dos demais. Com o crescimento do comércio digital, aumenta também a competitividade entre os negócios. Por isso, é preciso se preparar para empreender com muito planejamento, método e estudo! Confira a seguir quais são as 11 dicas para montar uma loja virtual de sucesso:  

1- Planeje o seu e-commerce

Faça um planejamento detalhado para o seu web negócio e estude o mercado em que pretende entrar. Trace metas realistas, com um passo a passo que inclua datas e o valor a ser investido. Assim, você evita gastos desnecessários e sabe para onde está indo. Também é preciso pensar no espaço que vai abrigar seu negócio, uma boa opção são as plataformas para e-commerce que oferecem um serviço pré-pronto. Essas plataformas precisam ser acessíveis pelo celular, já que a maior parte das compras online são feitas por dispositivos móveis. Isso sem contar que elas são compatíveis com os serviços de pagamento e gerenciamento de empresas. Mãos de homem digitando no laptop  

2- Escolha seu nicho de mercado

Uma dica valiosa para entender como montar um e-commerce de sucesso é a escolha do nicho de mercado. O segmento escolhido deve ser bem específico, assim se evita a competição com grandes lojas. Além disso, um nicho bem escolhido permite entender quem são seus concorrentes e definir seu diferencial em relação a eles. E claro, ele definirá a demanda que seu e-commerce vai atender. Sua marca deve ser clara e o cliente precisa entender o que você faz só de bater o olho. Ao invés de dizer “vendo comida”, especifique mais, “vendo comida caseira feita com ingredientes orgânicos", por exemplo.

3- Entenda seu cliente

Antes de abrir seu negócio, invista em pesquisas de mercado para entender o que o cliente quer. Depois de aberto, mantenha canais de diálogo para feedback, como questionários de satisfação e espaço para comentários. O mercado digital  pode sim manter uma relação mais próxima entre empresa e consumidor.  Você só precisa investir em canais de comunicação assertivos e se fazer sempre presente em redes sociais, por exemplo.  Além disso, o contato com o cliente aliado com um produto atrativo são pontos essenciais para o sucesso. Como não dá para tocar o item desejado, as fotografias devem ser de qualidade, para passar mais credibilidade e segurança para o cliente.

4- Entenda a tecnologia envolvida com os e-commerces

Não é necessário ser um expert em programação para montar um e-commerce. Porém, um empreendedor deve conhecer as tecnologias e operações, a logística, para escolher o que mais se adapte ao seu negócio. Há a opção de criar sua loja virtual através de uma plataforma de e-commerce. O bom da plataforma são os serviços disponibilizados e os preços acessíveis para empreendedores que estão com poucos recursos para iniciar suas lojas.

5- Pesquise as formas de pagamento para o seu e-commerce

Os seus clientes precisam ter total confiança na hora de fazer o pagamento. O mercado digital oferece diversas soluções seguras para pagamentos online, encontre a que mais se encaixa no seu negócio. O melhor é oferecer várias opções de pagamentos que garantam flexibilidade, adesão simplificada e ferramentas de gestão de risco. Na sua loja virtual, a segurança e a praticidade devem andar lado a lado.

6-  Estratégia de Marketing Digital

Com tanta competitividade, é importante elaborar formas para se sobressair dos demais. E investir em marketing digital é um dos pontos mais importantes para empreendedores de destaque. É através de uma boa estratégia de marketing que sua empresa será vista e crescerá. Além disso, o marketing digital te ajuda a vender mais achando os clientes ideais para você e a criar a identidade da sua marca.

7- Monitore todas as sua atividades online

O diferencial do mundo virtual e uma de suas maiores vantagens é poder monitorar todas as atividades da sua loja virtual. Atividade no site, envio de e-mails, atuação nas redes sociais, tudo pode e precisa ser monitorado.  E também é possível monitorar o tráfego (número de visitantes) e como cada cliente se comporta no seu negócio. Com esses dados você pode analisar o que ocorre na sua loja e tomar decisões que melhorem seu e-commerce. 

8- Invista em capacitação pessoal

Para criar um e-commerce, é preciso estudar. Como empreendedor digital, você precisa entender sobre a gestão e escolher bons colaboradores que irão realizar cada etapa do processo, desde o primeiro contato com o cliente, até o pós-venda. O comércio online  está cada vez mais técnico e precisando de profissionais qualificados. Então, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ter conhecimento nas diversas áreas envolvidas no ambiente de comércio virtual.

9- Escolha parceiros confiáveis

As operações de e-commerce envolvem muitos parceiros, como fornecedores de produtos, serviços de logística, serviços de tecnologia e marketing digital. E se houver problemas em alguma parte, a responsabilidade cairá sobre você. Se, por exemplo, a entrega do produto atrasar ou o atendimento não responder o cliente que tiver dúvidas, você será o responsável. E para alcançar o sucesso é essencial ter confiança em suas parcerias. Afinal, garantir a satisfação do cliente é um dos segredos de como montar um e-commerce de sucesso. Por isso, escolha parceiros de confiança que te ajudem a crescer. Duas mulheres sentadas de costas navegando na internet  

10- Sempre se atualize

O comércio digital é dinâmico e sempre passa por mudanças e melhorias, por isso, é importante sempre se atualizar das novas tendências e tecnologias.  Novos estudos e cursos para melhorar a gestão sempre são bem vindos para desenvolver seu lado empreendedor. Sua loja também precisa de novas tecnologias que garantam mais segurança e usabilidade para o cliente.

11- Conte com os serviços da BW Commerce

A BW Commerce oferece serviços essenciais para o empreendedor que deseja ter sucesso online. Somos uma plataforma de e-commerce que oferece serviços que te ajudam desde a criação até a execução do seu negócio.  Criamos um ecossistema de soluções para empresas digitais venderem mais e melhor. Sempre priorizando o atendimento e acompanhamento humanizado para potencializar o seu negócio. Confira as ferramentas oferecidos pela plataforma BW Commerce:

  • Temas prontos para o uso, com design profissional e layout diferenciado, desenvolvidos com foco em atrair seu cliente e aumentar as vendas. 
  • Fotografia profissional de produtos para aperfeiçoar a vitrine e vender mais.
  • Aplicativos com funcionalidades que facilitam a gestão do e-commerce e aumentam suas vendas.
  • Meios de entrega confiáveis e formas de pagamento seguras. Conte com as principais ferramentas do mercado.
  • Aplicativos de marketing e vendas para aplicação de estratégias para alcançar novos clientes, criar relacionamento, além de monitorar resultados como o tráfego do seu site através do Google Analytics.
  • Painel completo para acompanhar o desempenho do seu e-commerce e muitos outros recursos nativos.

 

Dica de ouro

Para vender pela internet, não pode faltar vontade de empreender! O comércio digital é competitivo e por isso o seu trabalho tem que ser qualificado, profissional e confiável. Considere os 4 pilares do e-commerce como seu guia. Foque e invista principalmente em marketing, suprimentos, produtos atrativos, e logística para administrar bem o seu negócio. Com essas dicas para montar um e-commerce de sucesso e com os serviços da BW Commerce, tenha certeza de que terá sucesso na sua jornada empreendedora!

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