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Dia do Consumidor: fatos importantes para incluir a data em seu calendário de ações

Dia do Consumidor: fatos importantes para incluir a data em seu calendário de ações

Publicado em: 09/03/2023 às 16:18


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O Dia do Consumidor foi instituído em 1983, após uma declaração marcante sobre os direitos de compra e a liberdade de expressão, feita em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. No Brasil a consolidação da data vem em uma crescente desde 2014 e começa a ser considerada como a “black friday” do primeiro semestre do ano. Segundo o Portal E-commerce Brasil, “o e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 722 milhões com o Dia do Consumidor neste ano (2022), em crescimento de 22% em comparação com o ano anterior. “ Por esses motivos, a data merece a sua atenção e deve estar incluída no calendário de ações da sua loja. Segundo o Portal E-commerce Brasil, a “Neotrust analisou que na semana do dia 9 a 15 de março de 2022, o faturamento do e-commerce foi de R$ 4 bilhões com um total de 8 milhões de pedidos realizados. E nos primeiros 15 dias de março, o comércio eletrônico faturou R$ 7,2 bilhões com os mais de 16 milhões de pedidos feitos.” Registrando um aumento de 8% em ambos os indicativos na comparação entre 2022 e 2021.  


Aqui vão algumas ideias para planejar suas ações para ao Dia do Consumidor:

Esteja atento às necessidades do seu público:

Como fazer isso? Analise os dados das compras no último semestre. Você pode usar ferramentas disponíveis na plataforma BW Commerce, como ticket médio de compra, produtos mais vendidos - curva ABC, itens mais pesquisados, carrinhos abandonados, entre outras possibilidades. Essas informações ajudarão você a montar uma estratégia de vendas que seja assertiva e gere bons resultados!  

Ofereça promoções e descontos atrativos

Com os dados do comportamento do seu público em mãos, chegou a hora de pensar nas ações. 💡Lembre-se: muitas lojas estarão com alguma estratégia para atrair os consumidores nessa data. Por isso, use a criatividade e pense como poderá se diferenciar da concorrência. Além dos tradicionais descontos e promoções já esperados pelo consumidor, ofertas relâmpago são uma ótima estratégia para manter seu público atento. Você pode selecionar produtos, horários e dias específicos para uma oferta relâmpago. Isso manterá seu público engajado, na espera do produto desejado e nada mais efetivo para um cliente indeciso, do que um relógio acabando o tempo! 💡Praticidade: Você pode programar essas ofertas na plataforma BW Commerce, definindo dia, horário e período de duração.  

Condições especiais de parcelamento

Consições especiais de pagamento, podem ser muito bem vindas! A ideia aqui é ampliar as parcelas sem juros e proporcionar ao cliente uma nova oportunidade de adquirir o seu produto.   

Planeje a divulgação estratégica das suas ações

Hoje em dia, é impossível pensar em divulgação e não pensar nas redes sociais. Em pesquisa publicada recentemente pela Hubspot, as redes sociais têm superado qualquer outro meio de busca, se tornando o canal mais relevante para a conexão entre consumidores e produtos. Portanto, além da divulgação por e-mail marketing e sms marketing, inclua as redes sociais na sua estratégia. 💡Veja aqui alguns gatilhos mentais para potencializar a sua estratégia.  

Experiência omnichannel

Considere uma experiência omnichannel, aproximando o físico do digital como estratégia para alcançar diferentes públicos e conectá-los à essência da sua marca. Você pode, por exemplo, oferecer em seu e-commerce, a opção de “retirar o produto na loja”. Planeje uma experiência alinhada à sua comunicação online e encante o seu cliente. Essa é uma forte ferramenta para se aproximar e fidelizar o seu público. Essa estratégia vêm de encontro às tendências vistas na NRF 2023. Veja mais tendências aqui.    

Conclusão:

O Dia do Consumidor pode ser a grande oportunidade do ano para o seu negócio. Aproveite a ocasião para movimentar as vendas da sua Loja e também para testar estratégias que poderão ser aprimoradas para outras datas. 😉   Até mais!

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