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Dia do Frete Grátis: Frete Grátis ou Desconto, o que converte mais no e-commerce de joias?

Dia do Frete Grátis: Frete Grátis ou Desconto, o que converte mais no e-commerce de joias?

Descubra se frete grátis ou desconto converte mais no e-commerce de joias e como aproveitar o Dia do Frete Grátis para vender com estratégia.

Publicado em: 11/04/2025 às 16:45


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A pergunta que muitos lojistas do setor de joias e semijoias costumam se fazer é: frete grátis ou desconto, qual estratégia é mais efetiva?

A verdade é que as duas alternativas têm potencial para converter mais, mas cada uma delas desperta sentimentos diferentes no consumidor. O frete grátis elimina a maior barreira na etapa mais importante do processo de compra: a finalização. Já o desconto traz uma sensação de economia imediata — algo muito atrativo em compras por impulso, comuns nesse mercado.

Mas afinal, qual delas converte mais realmente? Qual pesa menos no seu lucro e ainda fortalece a relação com o cliente?

Vamos explorar esses pontos e como o Dia do Frete Grátis pode ser a oportunidade perfeita para testar, na prática, qual estratégia funciona melhor para o seu negócio.

O Dia do Frete Grátis como oportunidade estratégica

O Dia do Frete Grátis foi criado nos Estados Unidos em 2008, chamado de “Free Shipping Day”. O evento foi incorporado ao calendário brasileiro em anos seguintes e acontece sempre no último domingo de Abril. Em 2025, será no dia 28 de Abril. 

O objetivo do evento é esquentar o comércio no período, por ser um mês menos movimentado para vendas e sem datas comemorativas relevantes. Muitos e-commerces costumam estender a promoção, fazendo uma semana inteira de Frete Grátis, ao invés de um único dia. Dessa forma aproveitam melhor o potencial da estratégia.

Algumas das vantagens para os lojistas ao participarem do Dia do Frete Grátis, são: atração de novos consumidores, aumento da conversão em vendas, crescimento do ticket médio e maior giro de estoque.

O apelo psicológico do Frete Grátis

Frete grátis não é só uma condição de compra — é um gatilho psicológico poderoso. O cliente tem a sensação de como se estivesse ganhando um “brinde”, isso reduz a barreira final que o impede de finalizar o pedido: o susto com o valor do frete no checkout. 

É como se a marca estivesse oferecendo uma vantagem exclusiva, o que fortalece o vínculo emocional com o cliente.

Estudos mostram que a simples ausência do custo de envio pode aumentar significativamente as conversões. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, quando perguntados sobre quais os fatores que os levam a comprar um produto, 67% dos respondentes apontou o Frete Grátis.

Se a sua ideia é manter o valor do seu produto e não baixar o preço, o Frete Grátis é a alternativa que tem melhor retorno para o seu negócio.]

O Poder dos Descontos no E-commerce

O desconto é uma das estratégias mais clássicas e simples de ser aplicada. Eles incentivam decisões de compras mais rápidas, especialmente se forem utilizados com gatilhos de urgência e escassez.

São ideais para movimentar o estoque rapidamente, atrair novos clientes e gerar resultados previsíveis, com retorno sobre investimento (ROI) mais fácil de mensurar. Em datas promocionais ou campanhas relâmpago, funcionam muito bem para acelerar as vendas.

Na pesquisa realizada pela Opinion Box, em comparação com o Frete Grátis, o desconto é um fator decisivo no momento da conta para 42% dos consumidores.

Como oferecer Frete Grátis sem sair no prejuízo?

Você já percebeu que o Frete Grátis é uma estratégia assertiva e pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, certo? Mas isso só vai acontecer se você tiver um planejamento bem estruturado, para não comprometer o seu lucro.

Existem algumas técnicas que você pode adotar para usar essa abordagem sem sair no prejuízo. Por exemplo:

  • Embutir o valor do frete no produto, para que cubra integral ou parcialmente o preço do frete;
  • Aumentar o ticket médio através da venda de kits de produtos;
  • Escolher oferecer frete grátis em produtos com alta margem de lucro, nos quais é viável incorporar o custo do frete sem modificar o preço final e ainda garantir rentabilidade.

Além disso, você pode oferecer Frete Grátis: a partir de X reais ou para regiões específicas, de acordo com a sua estratégia.

E não menos importante, conte com soluções de envio vantajosas para o seu e-commerce. Como o BW Transportes, um hub com mais de 30 transportadoras e gateways de frete conectados, que garante uma economia de até 30% nas suas encomendas.

Clientes BW Commerce possuem acesso exclusivo a condições especiais de frete e uma gestão logística otimizada — tudo para que você ofereça frete grátis com mais segurança e margem.

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Conclusão

Não tem uma receita de bolo: quando se trata de conversão no e-commerce, não existe uma fórmula única. Cada negócio tem seu público, sua margem e seu momento — por isso, o ideal é testar diferentes abordagens e medir os resultados com atenção.

Enquanto o frete grátis tem forte apelo emocional e pode ser decisivo na hora do fechamento da compra, o desconto oferece uma proposta mais imediata, ideal para ações com foco em giro rápido ou atração de novos clientes.

Aproveite o Dia do Frete Grátis para sair do óbvio. Crie campanhas ousadas, teste estratégias e descubra o que realmente move seu cliente à compra.

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