Dicas da Plugg.to para aproveitar as datas comerciais 2021
Publicado em: 21/10/2021 às 14:57
Introdução
As restrições causadas pela pandemia de Covid-19 mostrou que estar online não é apenas um hobby, é um meio de facilitar ações do dia a dia e para muitos a única fonte de renda durante a quarentena. Só no primeiro trimestre de 2021, o e-commerce teve alta de 57,4%, segundo o relatório da Neotrust. Esses dados já indicam que mesmo com a retomada dos comércios físicos, realizar compras pela internet é um hábito que veio para ficar.Em 2020, o e-commerce teve outro destaque: Os marketplaces
As plataformas de venda com baixo investimento de entrada e muitas oportunidades de crescimento para os lojistas, tiveram um crescimento de 52% acima do mercado. A grande vantagem dos marketplaces, é que vendedores que já possuem uma loja virtual podem vender seus produtos também nestes canais através de um hub de integração para a sincronização de estoque e otimização dos processos.As datas comemorativas fazem parte desse crescimento
Para quem está acostumado com o varejo físico, onde nas datas comemorativas os centros comerciais costumam ficar cheios, no e-commerce os períodos sazonais também movimentam uma grande quantidade de consumidores. Em 2020 foram datas como dia dos namorados e dia das mães que foram responsáveis por 34% do faturamento do e-commerce no ano passado. Nos marketplaces essas datas possuem um forte apelo, já que toda a comunicação e ações de marketing estimulam o consumo nesses períodos e você pode aproveitar o alto tráfego de visitantes nesses sites para converter vendas.Como aproveitar as datas comemorativas nos marketplaces?
Se você ainda não vende em marketplaces, baixe grátis o e-book Do Zero ao Topo que ensina desde como realizar o cadastramento da sua loja nos marketplaces, até o primeiro cadastro. Para quem já está dentro desses canais, a palavra chave para uma boa campanha é planejamento. Segundo o relatório da Ebit|Nielsen, as datas comemorativas possuem fluxos de vendas dias antes, e o período varia de acordo com a comemoração.
(Fonte: Ebit|Nielsen)
Por isso, se preparar antecipadamente garante que o seu negócio aproveite todas as oportunidades de vendas que esses períodos oferecem.Como me preparar para datas comerciais 2021?
Logística
Mantenha o seu prazo de entrega, além de ser um termômetro para a reputação da sua conta nos marketplaces, o atraso no envio dos pedidos gera quebra de expectativas, principalmente em datas comemorativas onde muitas pessoas esperam pela chegada do pedido para dar um presente.Anuncie produtos com estoque
Certifique-se que o produto escolhido para participar das campanhas está com o estoque abastecido, com o alto investimento em marketing e um grande tráfego de visitantes, assim produtos com estoque baixo perdem a visibilidade.Escolha marketplaces participantes nas datas comerciais 2021
Antes de entrar de vez nas campanhas de datas comemorativas nos marketplaces, cheque a política de participação de cada uma. Certifique-se de precificar certo, levando sempre em consideração o comissionamento de cada canal de venda. Nessa etapa, a Plugg.To desenvolveu uma calculadora de preço de venda, você pode calcular de forma simples o valor correto para o seu produto clicando aqui.Quais são as próximas datas comerciais 2021?
Agora que você já sabe como se preparar, saiba quais são as próximas datas comemorativas, para turbinar o seu faturamento nos próximos meses:- 12 de Outubro, Dia das Crianças
- 26 de Novembro, Black Friday
- 29 de Novembro, Cyber Monday
- 25 de Dezembro, Natal
Kits de produtos
Vender kits de produtos além de agregar valor ao item e diluir o custo do frete é uma alternativa de presente para os indecisos. Faça composições de produtos do mesmo segmento.Frete Grátis
O frete é um grande diferencial na hora da conversão de uma venda. Segundo dados da Ebit, 42% das vendas realizadas em marketplaces ofereciam frete grátis. Oferecer uma entrega gratuita pode destacar o seu produto nos marketplaces.Prazo de Entrega
Imagine a cena: Natal, você comprou um presente pela internet, chegou no dia e o produto não foi entregue... Qual seria sua reação? Ofereça prazos de entrega de acordo com o seu poder logístico. Além de você ter menos chances de fidelizar aquele cliente, o seu SLA de entrega é prejudicado com os atrasos.Posso aproveitar as datas comerciais 2021 em mais de um marketplace?
Se estiver de acordo com a sua estratégia de negócio, você deve! Porém, nesse processo é necessário tomar alguns cuidados, como a sincronização do seu estoque e manter o mesmo padrão de qualidade dos seus anúncios e atendimento. A mesma regra vale para quem possui uma loja virtual e vende em marketplacesComo vender nesses canais de forma integrada?
Centralizando o seu negócio através de um hub de integração, como a Plugg.To, onde é possível integrar os marketplaces que você já vende e ainda expandir o seu negócio, já que a plataforma conta com mais de 50 marketplaces prontos para plugar. Além da centralização, você pode criar estratégias de vendas para cada marketplace, através de um único painel:- Criar Kits e produtos agrupados;
- Sincronização em tempo real;
- Cadastro e edição de produtos em massa.