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Estratégia promocional: impulsione a sua com essas 6 dicas

Publicado em: 21/10/2021 às 14:41


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Uma estratégia promocional bem pensada é uma poderosa alternativa para atrair novos clientes e criar relacionamentos mais duradouros com quem já comprou de você. Todo o consumidor ama um bom negócio (nos incluímos nessa, não é?). Sua estratégia promocional pode ir muito além do tradicional cupom de desconto ou desconto no produto. Existem diversas estratégias que você pode testar para entender o que gera mais resultado para o seu negócio.  É importante destacar que, para desenvolver campanhas promocionais bem sucedidas e que não prejudiquem a sua margem de lucro, você precisa de um bom planejamento para traçar objetivos e entender as preferências do seu público. Como você pode gerar valor aos seus consumidores? Como você pode criar um sentimento de lealdade fazendo com que seu cliente se sinta importante? Essas perguntas e muitas outras nós vamos responder neste artigo. Aproveita que tem muita dica prática para você aproveitar nas próximas datas sazonais.

Conselho de especialista

Antes de desenvolver a sua estratégia promocional é essencial que você dê atenção a estes pontos básicos:
  1. Quando for oferecer descontos, garanta a manutenção da sua margem de lucro.
  2. Analise o custo de aquisição do seu cliente.
  3. Não prejudique o seu negócio para tentar promover um valor que você não pode entregar.

Quando devo oferecer condições especiais?

Existem diversos pontos únicos e estratégicos da jornada em que oferecer promoções e descontos são uma excelente alternativa. Assim, é possível fortalecer a experiência do cliente e aumentar as conversões. Alguns desses momentos são:
  1. Abandonos de carrinho
  2. Nas ameaças de saída da sua loja virtual
  3. Primeira compra
  4. Após inscrições de e-mail

6 estratégias promocionais para alavancar as vendas do seu e-commerce

1. Desconto para itens agrupados

Oferecer produtos em kits permite que você aumente o número total de itens à venda. Sendo assim, também irá aumentar o valor médio do seu pedido. Você pode, por exemplo, vender um produto mais popular com um menos popular para movimentar o estoque parado. Se você tem produtos que variam muito de preço, essa é uma excelente alternativa para oferecer uma solução que destaque o valor da compra de itens em conjunto.

2. Parceria com influenciadores

Hoje, o marketing de influência ganhou muita relevância e você pode surfar nessa onda. Aproveite a estratégia para promover o seu produto e obtenha grandes resultados. Faça parcerias com influenciadores que tenham fit com a sua marca através das redes sociais, criando cupons de desconto personalizados para cada divulgador. Todo o tráfego será direcionado para a sua loja virtual e os clientes que chegarem através destes canais, utilizando os cupons exclusivos, ganham seu desconto especial.

3. Pontue e ganhe!

Programas de fidelidade são a alternativa mais eficiente para incentivar seus melhores clientes, isto é, clientes realmente leais a sua marca. Significa que, a cada compra que seu cliente fizer, ele acumulará pontos, sendo assim, quanto mais comprar, mais recompensas ele pode ganhar. Você estipula as recompensas, podendo ser descontos para uma compra futura ou porcentagens de desconto.  Através da plataforma BW Commerce é possível que você crie o seu Programa de Fidelidade exclusivo com o aplicativo da Fidelizar Mais. Você vai faturar mais, porque sua marca estabelecerá uma conexão com o cliente de forma diferenciada, além de cultivar relacionamentos duradouros. Tela loja de aplicativos plataforma BW Commerce  

4. Roleta Promocional

A roleta promocional é uma excelente alternativa à tradicional newsletter, onde o cliente deixa os dados e tem chance de ganhar descontos especiais. É uma ferramenta muito eficiente para ganhar o cliente já na entrada. Ao acessar o site, a roleta abrirá e o usuário só precisa adicionar o nome e e-mail para ganhar. Além do Programa de Fidelidade, a Fidelizar Mais também oferece a ferramenta da Roleta Promocional, o Giralead, integrada à plataforma da BW Commerce. As vantagens são mais cadastros para a sua lista, mais leads interagindo com a sua marca e mais vendas para a sua loja virtual. Estratégia promocional roleta promocional: print loja virtual Empório Giaretta  

5. Desconto para pedido mínimo

Outra estratégia promocional é a que oferece um desconto conforme o pedido mínimo estipulado. Por exemplo: na compra de, no mínimo, dois itens, o cliente ganha um valor ou porcentagem.  

Dica Bônus: estimule o senso de urgência na sua estratégia promocional

Quando você lança uma promoção, é essencial que você delimite o prazo final da campanha. Quando você informa que o seu cliente tem um tempo limitado para adquirir o produto com preço especial, você está ativando um gatilho mental muito poderoso: o gatilho mental da urgência. Por isso, não deixe suas ofertas sem data de validade, caso contrário os consumidores têm grande chance de não se sentirem motivados o suficiente. Este pode ser o empurrãozinho que faltava para garantir a conversão. Você pode, por exemplo, planejar promoções relâmpago nas redes sociais. É uma boa estratégia para manter os seus clientes engajados e ligados na sua loja.  

O que você não pode esquecer de maneira alguma?

Segmentação do público certo

Além de definir um objetivo claro, é fundamental planejar para quem essa campanha será direcionada. Sua intenção pode ser presentear clientes que estiverem de aniversário, por exemplo, por isso segmentar é muito importante. Através da segmentação você pode desenvolver campanhas personalizadas de acordo com o tipo de cliente, como também definir os canais corretos para divulgar. Uma ferramenta extremamente eficiente para campanhas segmentadas é o e-mail marketing, que permite encaminhar comunicações específicas somente para os contatos segmentados por você.

Avaliação

Assim como o planejamento, o momento da avaliação é um dos mais decisivos para a sua estratégia. Nesta etapa você analisa o que deu certo na promoção e o que pode ser melhorado em próximas oportunidades. É isso que garante que você aprimore seus resultados a cada nova estratégia. Procure dar a atenção necessária e avalie cada ponto.   Setembro está chegando e, junto dele, dois grandes eventos do e-commerce: a Semana do Brasil e o Dia do Cliente. Que tal aproveitar todas essas dicas, ajustar o seu planejamento e lançar a sua campanha?  Se esse conteúdo ajudou você, ajude também outras empresas compartilhando! 😉

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