Os dados que você precisa estudar são opiniões, expectativas, demanda, interações e público alvo. Caso ainda não tenha essas informações, refaça seu plano de negócios.
2. Planejamento
Tudo começa com um bom planejamento! Defina qual produto vai vender no seu comércio online. A partir daí, você terá dados mais precisos sobre onde está, qual caminho vai percorrer e onde quer chegar.Dependendo do produto escolhido, as estratégias de marketing digital podem ser diferentes, pois os públicos mudam. Definindo o produto, você precisa encontrar seu público alvo e iniciar suas estratégias de marketing através dele.
3. Captação de clientes
Entre as mais valiosas opções que o e-commerce pode proporcionar estão as inúmeras formas de captação de clientes. Com a internet, um consumidor pode encontrar um fornecedor que supra suas necessidades do outro lado do mundo.Mas, para alcançar esses clientes, você deve criar estratégias bem estruturadas e que se fundamentam em seu público. Uma delas é a concessão de benefícios, como descontos para primeira compra, compre um, leve outro e frete grátis.
4. Marketing de conteúdo
Consiste em criar conteúdos que visam suprir a necessidade dos clientes. Sabemos que a maior parte dos brasileiros usa a internet todos os dias para buscar soluções para seus problemas. Que tal unir essas respostas ao seu produto? Desta forma, você dá a solução e ainda conquista clientes.A melhor opção para desenvolver esse marketing de conteúdo é criando um blog para sua marca. Através dele, você deve falar sobre assuntos relacionados ao seu produto e público.O mais importante, nesse ponto, é suprir as necessidades do consumidor e mostrar a ele que você realmente conhece sobre o assunto e que ele pode confiar na sua marca.
5. Mídias Sociais
Há alguns anos, as únicas formas de divulgar um produto em grande escala era através de televisão, revistas, jornais ou rádio. Mas, graças ao avanço da internet, isso se tornou passado. Hoje, é possível e necessário que as marcas utilizem meios de divulgação nas redes sociais, plataformas de vídeos, blogs e revistas virtuais. Nas mídias sociais você precisa interagir com o público, fazendo com que ele comente, compartilhe e indique aos amigos a sua página. Toda marca precisa se inserir nesses ambientes virtuais, pois é ali que estão seus clientes. Através dessas plataformas, você pode interagir com seu público e atingir grandes resultados.
6. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma poderosa estratégia de marketing digital para e-commerce, quando usada corretamente.Ele é uma forma de manter contato com seus clientes, de maneira que garanta que eles não esqueçam da sua marca.Quando um consumidor faz uma compra no seu site, ele te fornece um e-mail pessoal. É através dele que, respeitando as normas, podemos criar uma lista de contatos para transmitir campanhas.Através do e-mail marketing, você também pode manter um relacionamento com seus clientes, existem várias estratégias para que essa ferramenta alavanque seu negócio.
7. Site e aplicativos
Outra forma de ter sucesso na internet com estratégias de marketing digital para e-commerce é passando confiança a seus clientes. O site precisa ser responsivo, ter fotografias de qualidade e um domínio. Também é fundamental que tenha o certificado SSL. Dessa forma, você garante que o cliente se sinta seguro ao acessar a página e realizar pagamentos na sua loja.Outra forma de garantir uma boa experiência ao cliente é através da criação de aplicativos. Através deles, o consumidor tem uma navegação mais agradável, simples e dinâmica.
8. Garanta a experiência do cliente
Mais do que vender, para alcançar bons resultados no e-commerce, é preciso garantir a experiência do cliente! Isso deve ser feito por meio de um ótimo atendimento, desde o primeiro contato com sua empresa, até o pós-venda. Independente da forma como o cliente chegou até sua loja, ele deve ter um atendimento que reforce que ele é especial e desperte o desejo de sempre voltar a fazer negócio com você. Ofereça meios para tirar dúvidas, como a FAQ, sugestões baseadas nas pesquisas anteriores e finalize sua experiência com uma pesquisa de satisfação. Através dela, dá para identificar as impressões do público sobre o e-commerce.
9. Remarketing
O remarketing nada mais é do que a recuperação de clientes que já estiveram em contato com seus produtos. Ele é feito através dos cookies. Quando o consumidor acessa seu site, a ferramenta passa a anunciar seus produtos em outras páginas que ele esteja navegando. Ou seja, ele o lembra da necessidade do produto.
Benefícios do marketing digital para e-commerce
Agora que sabemos como funciona o marketing digital para empreendedores, vamos aos benefícios trazidos por essa área tão presente no mercado.Temos variedades de empresas no meio digital, trabalhando com vários produtos diferentes. Porém, a inexperiência de alguns empreendedores levam ao fracasso, e é nessa hora que o marketing digital entra em ação, reerguendo algumas empresas ou então impulsionando a crescer ainda mais.A ideia das estratégias de marketing digital para e-commerce é utilizar essas ferramentas para aproximar as empresas ao seu público.A BW Commerce tem a plataforma ideal para a criação da sua loja virtual. Com ela, você pode criar um site que tenha a identidade da sua marca, além de contar com todas as funcionalidades que seu cliente precisa.Nossa plataforma possui visual responsivo, checkout transparente, certificado SSL grátis e integração direta com os principais meios de envio.Outro recurso, como suporte para que você possa tirar dúvidas, entre outras funcionalidades, garante que a BW Commerce é a escolha ideal para o seu e-commerce! Uma das grandes vantagens é o baixo investimento, por se tratar de uma plataforma com ótimo custo-benefício. Afinal, você terá contato com uma ferramenta com uma gama de recursos bastante ampla e com todo o suporte de que precisa para alavancar suas vendas.Ao unir seu planejamento estratégico com as soluções que a gente oferece, o retorno pode ser maior ainda!