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Explorando o potencial do Live Commerce para alavancar suas vendas online

Explorando o potencial do Live Commerce para alavancar suas vendas online

Uma das tendências que vem ganhando muito espaço no e-commerce é o live commerce. Descubra como implementá-lo de forma eficiente!

Publicado em: 20/05/2024 às 16:47


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Uma das tendências que vem ganhando muito espaço no e-commerce é o live commerce. O live commerce se mostrou uma maneira efetiva de manter uma aproximação maior com os consumidores através dos meios digitais e mostrou ser uma estratégia eficiente para alavancar as vendas.

Neste artigo, vamos explorar o conceito de live commerce, como essa tendência surgiu, quais as suas vantagens e maneiras de aplicar essa estratégia ao seu negócio. Continue a leitura!

O que é live commerce?

A tendência que começou muito forte na China há quase uma década, passou também a compor a estratégia de venda dos brasileiros. Globalmente, o live commerce movimenta US$ 157 bilhões, sendo o país asiático responsável por mais de 60% deste volume. 

O live commerce ou live shopping combina compras online com entretenimento, uma prática que vem revolucionando a forma como compramos. Na prática, um apresentador, seja ele um vendedor, influenciador ou próprio dono do negócio realiza uma transmissão ao vivo nas redes sociais ou plataforma especializada para mostrar os detalhes dos seus produtos, como consequência, e concretizar vendas.

Durante a transmissão os consumidores podem fazer perguntas em tempo real, dessa forma cria-se um ambiente envolvente e interativo, fortalecendo a relação entre marca e cliente e proporcionando uma experiência de compra diferenciada.

Quais são as vantagens do live commerce?

Segundo dados do Google, durante a pandemia, houve um aumento de 450% nas buscas por lives. E os dados também revelam que 70% dos consumidores brasileiros afirmaram já ter comprado algo por meio deste formato. Não é mistério que essa estratégia de vendas é um sucesso e traz muitos benefícios para os negócios. Dentre eles, temos:

  • Experiência personalizada: através da interação em tempo real com os consumidores, é possível criar uma experiência totalmente personalizada, fortalecendo a confiança e aumentando a fidelidade dos clientes.
  • Humaniza a experiência digital: o live commerce traz o fator humano a experiência de compra, já que o usuário tem contato com um vendedor e pode tirar suas principais dúvidas além de ver o produto em ação, eliminando o receio que alguns consumidores ainda têm de comprar online.
  • Aumenta o engajamento com a marca: por criar uma conexão mais próxima e humanizada com o cliente, o live commerce cria uma relação de engajamento entre marca e consumidor.
  • Aumenta a captação de novos clientes e as conversões: o live commerce é uma ótima forma de atrair novos clientes, já que é possível divulgá-lo nas redes sociais, por exemplo, captando um público mais amplo. Além disso, os espectadores podem compartilhar a transmissão com seus amigos ou familiares. Já a atenção dedicada ao cliente durante as transmissões aumenta muito a chance de conversão, impulsionando assim os seus resultados.

5 maneiras de aplicar o live commerce ao seu negócio

A seguir listamos algumas maneiras eficientes de aplicar o live commerce no seu planejamento de marketing e vendas. Confira!

1. Crie Lives nichadas

No momento que você direciona sua live para um público específico, você aumenta significativamente suas chances de ser mais assertivo. Isso permite que você ofereça soluções mais direcionadas e com o mínimo de dispersão.

2. Divulgue novas coleções ou novos produtos

Esse contexto costuma gerar muita expectativa e curiosidade nos consumidores. O consumidor é automaticamente atraído pelo novo e desconhecido, por isso, lives de lançamento tendem a ter alto engajamento, estendendo muitas vezes as conversas para além da live.

3. Faça líquida ou divulgue descontos exclusivos

Outra maneira muito efetiva de atrair consumidores é oferecendo descontos exclusivos ou até mesmo fazendo uma liquidação. Você pode realizar ações promocionais válidas somente durante a live, por exemplo, criando senso de urgência e escassez nos seus clientes. Dessa forma, há um aumento significativo das suas vendas.

4. Aposte nos influenciadores

Firmar parcerias com influenciadores que tenham fit com a sua marca é uma maneira inteligente de aumentar o alcance e a visibilidade da sua marca, já que você estará aproveitando a sua rede de seguidores.

5. Realize tutoriais

Nesse formato de live, você ensina seus clientes a usarem seus produtos, mostrando suas funcionalidades, benefícios e dando dicas. 

Aproveite as dicas e faça live commerce no seu negócio!

O live commerce se consolidou como uma ferramenta poderosa para o e-commerce, combinando a praticidade das compras online com o envolvimento de uma experiência ao vivo. Ao explorar o conceito de live commerce, vantagens e estratégias de implementação, fica claro que essa tendência oferece um caminho inovador e eficaz para aumentar as vendas e fortalecer a relação com os consumidores.

Portanto, para se manter competitivo no mercado digital atual, é essencial considerar o live commerce como parte integrante do seu planejamento de marketing e vendas. 
Com essas dicas em mãos, aproveite e comece a implementar o live commerce no seu negócio.

Boas vendas! 🚀

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