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Marketing digital para ecommerce: como gerar resultados

Publicado em: 21/10/2021 às 13:59


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Para crescer no meio digital, é essencial investir na qualidade da relação entre a empresa e o seu cliente

Durante o ano de 2020, por conta da pandemia, as vendas por e-commerce cresceram. Estima-se que 46% dos brasileiros aumentaram as compras online e 7% compraram pela primeira vez na internet. Nesse cenário, com mais pessoas comprando online, o marketing digital para e-commerce se torna essencial para empreendedores. Oferecer o melhor produto para o cliente certo fará grande diferença nos resultados ao final do mês. E para ajudar você, empreendedor, a conseguir resultados no seu negócio, nós vamos apresentar as principais estratégias de marketing digital!  

O que é marketing para E-commerce?

É basicamente o marketing feito para lojas online, marketplaces e qualquer outro comércio realizado pela internet. Os objetivos do marketing offline e para e-commerce são os mesmos: atrair leads e transformá-los em clientes. Para isso, o que acha de uma conversa direta com o público, personalizada e na hora certa? É isso que o marketing oferece para as empresas, uma das principais formas de se comunicar para promover sua marca ou seu produto, de forma digital! Mulher navegando no computador com caixa de encomenda em uma das mãos  

Como o marketing digital ajuda a aumentar as vendas de um e-commerce

O marketing digital para e-commerce ajuda a vender mais achando os clientes ideais para você. Ele é responsável por traçar uma estratégia geral que abrange todo o processo de venda e a relação entre público e marca. É através do marketing que seu negócio desenvolve ações para chegar aos clientes, entender suas necessidades e satisfazê-las. É traçar estratégias para alcançar o objetivo da sua empresa. E tudo isso é feito utilizando um dos conceitos da área de marketing, que deve ser aplicado em toda a abordagem da marca, os 4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.
  • Produto: Para desenvolver um bom produto,  é preciso fazer análise de mercado e da demanda por artigos similares. E claro, pensar em quais aspectos seus podem ser um diferencial, considerando a missão e a visão da empresa.
  • Preço: Influencia na quantidade de vendas. É bom ter uma estratégia de precificação para ter uma margem de lucro possível e justa sem divergir demais da concorrência. 
  • Praça: É o canal pelo qual seu produto será exposto, dentre as opções estão a loja virtual ou marketplaces. O mais importante é escolher um espaço que combine com sua empresa e atraia outros tipos de leads - clientes em potencial.
  • Promoção: São os benefícios propostos para os consumidores que escolheram seu negócio, incluindo a comunicação para convencê-los. Você pode, inclusive, mesclá-la com técnicas de venda para gerar mais resultados! Confira as principais:
  • Cross-selling: Oferta de produtos parecidos com os que o cliente busca;
  • Aviso de produto disponível: Informe o cliente que o produto pesquisado já está disponível! Isso mostra preocupação com o consumidor e transmite mais credibilidade;
  • Upselling: Diz respeito à oferta de produtos parecidos com os que o cliente busca, para movimentar os artigos de menor saída.
Além disso, o planejamento do marketing também inclui definir quem é a empresa, quem são seus clientes e quais os diferenciais dos serviços. Também é preciso desenvolver diversas atividades para conquistar os consumidores.  

Como impulsionar o E-commerce

Para impulsionar o crescimento do seu e-commerce, você precisa de dedicação. Confira a lista com os principais pontos para decolar seu negócio digital!
  • Entenda seu mercado e a persona: É preciso estudar o mercado, a concorrência e a solução que seu público deseja. Assim, você dispõe de produtos e atendimentos personalizados e alinhados com as necessidades do seu público.
  • Garantia de excelência: É essencial a satisfação do público com o seu produto e sua empresa. Entregas bem feitas e pontuais, ampla rede de fornecedores confiáveis e um atendimento impecável ao cliente vão te garantir mais vendas.
  • Compreenda seus resultados: Medir resultados é importante desde o início do e-commerce.Taxa de conversão de vendas, custo de aquisição do cliente e tráfego orgânico são alguns dos números a se atentar e assim direcionar melhorias.
  • Experiência do consumidor: Escolha uma boa praça, principalmente para acessos pelo celular. Somente em 2019, 67% das compras online foram feitas pelo smartphone, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
  • Confiança do consumidor: É preciso investir em uma boa estrutura para passar mais confiança ao cliente. Isto inclui os meios de pagamento que devem ser variados (boleto, cartão de crédito, à vista), entre outras coisas.
  • Marketing digital: Resultados no e-commerce estão relacionados com o reconhecimento e identificação do público. E para alavancar esses dois pontos é necessário uma boa estratégia de Marketing Digital.
Atentando-se a esses pontos, você impulsiona e mantém o seu e-commerce atraente e interessante para o público. É como criar um grande ecossistema cheio de harmonia, o seu negócio prospera e o cliente tem a necessidade atendida.  

Como aumentar as vendas com marketing digital

Para aumentar as vendas com marketing digital, é essencial atrair a atenção das pessoas. Para isso, é preciso investir em tráfego pago, tráfego orgânico e na estruturação da sua loja, para dar a melhor experiência de uso ao usuário.

Mas o que é tráfego? 

São os visitantes que chegam ao site ou blog. Geralmente eles clicam nos primeiros links que aparecem na busca. O tráfego pode ser pago ou orgânico. Veja o que cada um significa:
  • Tráfego pago: Você compra uma das primeiras vagas para aquela busca.
  • Tráfego espontâneo: Você chega nos primeiros lugares através da busca orgânica no Google, por exemplo.
A forma mais rápida para conseguir os primeiros clientes e as primeiras vendas é investir em tráfego pago. Isso ajuda na conquista dos primeiros lugares em pesquisas pelo Google, ou então, atrair a atenção das pessoas via redes sociais. A mídia paga é um bom investimento, mas a longo prazo o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) pode ser alto demais. E a melhor opção passa a ser o tráfego orgânico, que diminui a necessidade de altos investimentos, trabalhando com:
  • SEO: Conjunto de técnicas para melhorar seu posicionamento nos resultados orgânicos das buscas, principalmente no Google.
  • Conteúdos e materiais que enriquecem seu blog: São desenvolvidos para responder às dúvidas do público.
  • Landing Pages: São páginas desenvolvidas para converter o lead em cliente.
Mulher analisando painel do Google  

Principais estratégias de marketing digital 

O marketing digital para e-commerce visa atender um público cada vez mais exigente e criterioso. A pessoa faz pesquisas, confere avaliações do produto, a credibilidade da marca, e escolhe as que têm os valores que ela se identifica. E, para atender esse público, devemos contar com as principais estratégias de marketing digital:

Marketing de Conteúdo 

É uma estratégia direcionada para a geração de conteúdo de valor para a persona. A ideia é que você ajude seu público através de artigos, vídeos e outros materiais, tirando suas dúvidas e se tornando uma autoridade no segmento.

Marketing de Influência

Cria uma conexão pessoal com os potenciais clientes por meio de pessoas reais. Usando um interlocutor, uma autoridade na internet que tenha valores alinhados aos da marca, para divulgar seus produtos.

Redes Sociais

A marca consegue estabelecer uma relação com o público, interagindo com ele, por meio das redes sociais. Essa estratégia tem como foco fazer a empresa ser lembrada e ficar na mente dos clientes.

E-mail Marketing

Essa estratégia é usada para criar relacionamento e engajar os clientes com conteúdos personalizados, para listas de emails específicas. Os clientes de uma empresa são classificados de acordo com interesses e características. O marketing digital para o empreendedor é bem importante. Planejar e traçar metas, entendendo mais sobre o seu negócio, o mercado, a persona e meios para satisfazer as necessidades do cliente. São muitas coisas, né? É um caminho com muitas etapas para evitar problemas na estrada, e caso o inesperado aconteça você estará pronto para criar novas oportunidades. E nessa jornada de empreendedor digital, conte com a BW Commerce. Vamos te ajudar a ter mais resultados no seu e-commerce através do marketing digital! 

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