Melhorias para desenvolvimento de loja virtual: novos gráficos no dashboard, melhorias na página de pesquisa e login do usuário
Publicado em: 08/11/2021 às 15:51
1. Métricas importantes no desenvolvimento de loja virtual: visitas/visualizações de páginas e taxa de conversão
Você percebeu que nosso painel de métricas, o dashboard, anda cada vez mais completo, não é mesmo? Essa é uma das áreas mais importantes do nosso sistema de desenvolvimento de loja virtual, por isso, estamos olhando para ela com muito carinho. Nosso objetivo é que sejam apresentados todos os dados necessários para você medir a eficiência da sua loja virtual em todas as esferas e assim conseguir tomar decisões mais estratégicas e assertivas. Atualmente, disponibilizamos mais dois gráficos com informações chave, para você ter em mãos: a) O primeiro gráfico mede a quantidade de visitas e visualizações de páginas da sua loja virtual nos últimos 15 dias. É importante destacar que visitas são diferentes de visualizações de página. As visualizações são de fato a quantidade de páginas visitadas em todo o seu site em determinado período, contando também visualizações repetidas. Lembre-se: um mesmo usuário pode acessar diversas páginas e tudo isso será contabilizado. Já as visitas são caracterizadas como sessões, isto é, contabiliza-se o número de pessoas que visitaram o seu site pelo menos uma vez. A diferença entre um usuário novo ou não é baseada nos cookies (ou dados) armazenados no navegador do visitante. Ficando armazenados, o usuário não será contado novamente, a não ser que ele limpe esse reservatório. Essas são métricas extremamente importantes para você medir o fluxo de tráfego na sua loja. Na lógica, quanto maior o tráfego, maior é a quantidade de novas vendas. b) Outra nova informação apresentada é a taxa de conversão dos últimos 15 dias. Ela é responsável por mensurar uma média de ações (compras) realizadas pelos visitantes, em outras palavras, é a porcentagem de visitantes da sua loja que se transformou em vendas. Um exemplo simples: seu e-commerce recebeu 1000 visitas em 15 dias, e 10 delas efetivaram a compra. Isso quer dizer que sua empresa terá uma taxa de conversão de 1%.
De acordo com pesquisa feita pelo E-commerce Radar, a taxa de conversão média do e-commerce brasileiro é de 1,4%.
A taxa de conversão é resultado de diferentes fatores que são conectados durante a jornada do seu cliente, como: tecnologia, precificação, experiência… Ela é um indicador crucial para o seu negócio, mas, por ser muito ampla, é importante que você se atente e analise em conjunto outras métricas que refletem neste resultado.2. Melhoria na recuperação de senha pelo usuário
Agora, todo usuário que esquecer a senha na área de login terá a possibilidade de escolher, solicitando a recuperação através do e-mail ou, com a melhoria, utilizando o CPF ou CNPJ como identificador.
3. Quantidade em estoque visível na página de pesquisa
Além do cliente visualizar o estoque na página de detalhes do produto, buscamos antecipar essa informação. Por isso, já na pesquisa, a quantidade de itens pode ser habilitada e será mostrada logo acima da referência do produto. Para utilizar o novo parâmetro é muito simples: no seu painel acesse Visual da Loja > Parâmetros Adicionais e selecione a aba Pesquisa. Lá, no final da lista de configurações, você poderá habilitar a visualização do estoque na pesquisa. Por padrão essa informação vem desabilitada.
Esse simples ajuste pode trazer grande impacto nos seus resultados. Imagine um item muito desejado por um cliente, com estoque baixo, como 1 item restante. Essa ideia de escassez ativa no usuário um certo senso de urgência, aumentando muito as chances de compra. Essa é uma estratégia de gatilho mental, que já trouxemos um conteúdo completo aqui no blog. Espia lá! Por hoje é isso, acaba por aqui o nosso boletim com as novidades de outubro. Espero que tenha gostado! Mês que vem tem mais. Até a próxima e boas vendas! 🚀