O que é SEO? Por que e como usar?
Publicado em: 04/05/2022 às 16:31
- A definição do termo;
- Por quais motivos você deve usar esta estratégia em seu site;
- Como e qual o melhor momento para utilizá-la;
- Quanto você precisa investir, além de separarmos algumas dicas para quem está começando.
O que é SEO?
SEO vem do termo inglês Search Engine Optimization, e se caracteriza por um conjunto de práticas que devem ser adotadas para otimizar o posicionamento de sites em buscadores, como o Google, que resulta em tráfego orgânico.Por que usar SEO?
O uso de palavras-chave e conteúdos que se adequem aos seus objetivos de negócio, ajuda a aumentar as visitas e gera mais visibilidade para o seu site, facilitando a conexão com seu público-alvo. Além disso, a correta inserção de imagens, vídeos, criação de campanhas e controle de fluxos, contribui para que as métricas cresçam significativamente. Esses são os primeiros passos, mas são necessárias outras movimentações para que sua loja virtual seja efetivamente encontrada pelo visitante. A velocidade do carregamento, navegabilidade, a estruturação dos dados são também extremamente importantes. A partir desse comportamento positivo, o Google, por exemplo, entende que aquele site é bom e deve ser melhor posicionado nas páginas de busca.Agora é hora de colocar o SEO na jogada!
Partindo do conhecimento de que os resultados ocorrem a longo prazo, o investimento deve ser feito o mais cedo possível, já no processo de criação do site. No entanto, isso depende de cada realidade. Se a sua empresa atua só no meio offline, por exemplo, a utilização do SEO segue alguns princípios:- Conhecer o seu público e desenvolver personas para ele, ajuda a compreender as necessidades dos seus clientes, indo muito além de palavras-chave de nicho.
- Ter apoio de um desenvolvedor/agência e uma boa plataforma ajuda você a otimizar as técnicas, como alterações de layout mais complexas, além de outras adequações.
- Estar ciente de que o processo é orgânico, ou seja, ocorre naturalmente, assim como os resultados (que não serão imediatos). Enquanto isso, invista na melhora dos conteúdos e no conhecimento do seu público!
- Entender seu orçamento para investir da forma e na hora certas.
Aqui vão dicas bônus para você que está começando:
- Use palavras-chave transicionais: as pessoas pesquisam um produto de forma específica, por isso é importante conhecer seu público, assim você compreende como ele faria uma pesquisa do seu produto.
- Crie títulos e descrições atrativas: inclua o nome da sua marca e a descrição do seu produto com os seus diferenciais.
- Interaja com seu público: adicione uma sessão de perguntas e respostas para seus clientes, a famosa FAQ. Assim, além de ajudá-los a compreender o funcionamento da sua loja e seus produtos, você compreende melhor a sua demanda.