Até 2026, a previsão é que esse meio de pagamento será responsável por 35% do valor de todas as transações no e-commerce no Brasil. Com o PIX, o valor a ser transferido é cobrado do usuário pagador e recebido pelo usuário recebedor instantaneamente. Sua principal característica é a rapidez na conclusão das transações. Além disso, ele permite que os usuários efetuem transferências de dinheiro e façam pagamentos de forma simples e segura, sem a necessidade de intermediários, como bancos ou cartões de crédito. Um fator que vem atraindo as lojas virtuais a oferecerem o PIX, são os descontos que podem ser aplicados.
Para as varejistas, o PIX não só tem potencial de reduzir e até substituir o boleto, como também de aumentar o número de vendas no comércio eletrônico e diminuir o abandono de compras. Os pagamentos com boletos não são realizados em 50% das vezes, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Receber pagamentos por PIX no e-commerce não apresenta nenhuma desvantagem. É uma excelente maneira de expandir seu público e diversificar os canais de entrada de recebíveis. Veja algumas das vantagens:
- Disponibilidade e agilidade: através do PIX é possível realizar transações 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Além disso, a compensação é quase que imediata, em até 10 segundos. Dessa forma, acelera-se o recebimento de compras online.
- Diminuição dos casos de reserva de estoque ocasionada por boletos, já que por meio do PIX a transação é efetuada na hora;
- Transações seguras: o PIX é tão seguro quanto TED e DOC, conta com mecanismos de criptografia e autenticação digital que protegem os dados das transações.
- Melhor controle do fluxo de caixa: a agilidade na autorização da transação garante um maior capital de giro para o negócio, além de um melhor controle do fluxo de caixa, uma vez que não é necessário aguardar os prazos de recebimento de vendas por cartão de crédito e boleto.
- Redução dos prazos de entrega: com a aprovação do pagamento na hora, é também possível reduzir os prazos de entrega, uma vez que mesmo as compras realizadas nos finais de semana ou fora do horário comercial podem ser liberadas rapidamente.
- Aumento das conversões: a aceitação do PIX permite diversificar as formas de pagamento disponíveis no site, aumentando as chances do cliente encontrar o método de sua preferência e concluir a compra. O resultado é a redução do índice de carrinhos abandonados e o aumento da taxa de conversão.
- Menores Taxas: as taxas praticadas pelas instituições financeiras sobre o PIX são muito menores que os demais meios de pagamento. Isso porque há menos intermediários na cadeia de pagamento, o que reduz os custos envolvidos, refletindo-se no baixo custo para o usuário.
- Acessibilidade: com o PIX, pessoas sem acesso a um cartão de débito poderão comprar online usando o saldo disponível em suas contas. É uma forma de democratizar as compras online.
- Competitividade: Por fim, o resultado de todos os benefícios citados anteriormente é uma maior competitividade para o e-commerce, graças à redução de custos e uma maior conversão de vendas.
- Fácil integração: a integração do Pix no e-commerce é muito rápida e descomplicada. Na BW Commerce, ela está disponível nativamente e para intermediadores como PagHiper, Mercado Pago e Pagar.me. Depois de integrado, ele vai aparecer junto aos métodos de pagamento já disponíveis.
O PIX está revolucionando o cenário de pagamentos no e-commerce brasileiro, oferecendo velocidade, segurança e eficiência. Sua adoção crescente sugere que ele veio para ficar e continuará a moldar a forma como os consumidores e os comerciantes realizam transações financeiras online. Aqueles que abraçam essa inovação têm a oportunidade de oferecer uma experiência de compra mais ágil e conveniente, ao mesmo tempo em que reduzem custos operacionais e promovem a inclusão financeira.
O PIX integrado à loja virtual não é apenas uma tendência, é uma evolução necessária que contribui para o crescimento sustentável do comércio eletrônico no Brasil, beneficiando consumidores e comerciantes.