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Planejamento básico para uma Black Friday de Sucesso

Planejamento básico para uma Black Friday de Sucesso

Neste blogpost, reunimos um compilado com as principais dicas para a etapa de planejamento da sua Black Friday. Confira!

Publicado em: 23/08/2024 às 16:04


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Para participar de uma das datas mais movimentadas do e-commerce e elevar o seu faturamento é preciso muito planejamento.

Antes mesmo de começar a planejar, é importante que você analise os resultados passados. Isso servirá como termômetro para definir os seus objetivos para a próxima edição.

Para que o evento seja um sucesso, é preciso que você dê atenção a diversos fatores importantes: planejar o estoque, negociar com fornecedores, criar promoções reais, oferecer boas condições de frete, são uns dos elementos que ditarão os resultados da sua campanha.

Neste blogpost, reunimos um compilado com as principais dicas para a etapa de planejamento da sua Black Friday. Pegue o caderninho e faça suas anotações! Vamos lá?

Guia para preparar seu e-commerce para a Black Friday

Planejar com antecedência garante que você não enfrente dores de cabeça e aproveite todo o potencial da data. Para ajudá-lo, siga este passo a passo:

Passo 1: defina seus objetivos
Primeiro de tudo você precisa alinhar os objetivos da campanha, dessa forma, eles guiarão suas ações. Você quer aumentar o faturamento? Rodar seu estoque? Ou quem sabe, aumentar o ticket médio? Definir seus objetivos tornam a campanha muito mais assertiva.

Passo 2: defina um orçamento para a campanha
Para impulsionar a sua campanha, busque reservar um orçamento para ações de marketing e publicidade. Considere utilizar estratégias como e-mail marketing, anúncios pagos, campanhas nas redes sociais e parcerias com influenciadores digitais.

Passo 3: defina o período da campanha
Já é provado que os consumidores buscam por promoções de Black Friday antes mesmo da típica sexta-feira. Em 2023, por exemplo, houve uma queda nas vendas no período de 23 (quinta-feira) a 26 (domingo), justamente por conta da antecipação. Então fazer um mês todo de promoções, a chamada Black November ou até mesmo uma Black Week, concentrando todas as promoções na última semana de novembro, pode ser uma excelente ideia.

Passo 4: planeje seu estoque
Promoção ok, bons produtos, mas não tem unidades suficientes, já pensou? É importante que você garanta que seu estoque esteja abastecido, principalmente daqueles produtos que são mais procurados. Desde já alinhe as pontas com os seus fornecedores, certifique-se de que eles estejam preparados para a demanda. Você pode até negociar algum desconto e até prazos de pagamentos mais flexíveis, esses fatores também ajudarão na sua estratégia de vendas.

Passo 5: crie promoções realmente vantajosas
Infelizmente, a Black Friday ainda possui uma reputação manchada pela “Black Fraude”, resultado de lojas que oferecem promoções enganosas. O preço é um dos fatores decisivos para comprar na Black Friday, sendo assim, busque equilibrar promoções reais e, ao mesmo tempo, gerar lucro com isso.  

Passo 6: prepare a infraestrutura do seu e-commerce
O período de Black Friday geralmente resulta em um pico de acessos muito mais alto do que o habitual. Se o seu site não estiver preparado, ele possivelmente poderá sofrer instabilidades, e isso prejudica toda a experiência de compra do seu cliente. Verifique com o fornecedor da sua plataforma se a sua loja suporta um volume de acessos maior.

Passo 7: diversifique suas formas de pagamento
Dê ao seu cliente a possibilidade de escolha, com opções de pagamento variadas. Nem todos os consumidores utilizam o cartão de crédito, por exemplo. Só o PIX, teve um crescimento de 65% na Black Friday de 2023. Flexibilizando as formas de pagamento você atinge diferentes perfis de consumidores e consequentemente aumenta suas vendas. 

Passo 8: alinhe seu processo logístico
A logística é um dos fatores primordiais para o sucesso da sua campanha. Garantir que os produtos cheguem dentro do prazo definido e em perfeitas condições é fundamental. Nesta época do ano, atrasos na entrega e falta do número de rastreio, por exemplo, são problemas comuns. Por isso, é a oportunidade de fidelizar o cliente com uma boa experiência.

Passo 9: defina uma estratégia de pós-venda
A Black Friday não termina no dia 29. Lembrando que temos também a Cyber Monday, a segunda-feira seguinte a Black Friday, que também é uma oportunidade para colocar estratégias em prática. Pode ser que muitos dos clientes que comprem de você, sejam novos clientes. Sendo assim, é a oportunidade de trabalhar novas ações com eles. Sempre é bom também buscar um feedback, encaminhando alguma avaliação para entender o nível de satisfação. Essa ação pode trazer insights valiosos para a sua próxima Black Friday.

Como você pode ver, existem diversos fatores importantes para estruturar uma campanha de Black Friday. Você pode começar desde já, saiba que quanto antes definir seu planejamento mais chances tem de alcançar os resultados desejados. Essas dicas servem de apoio para que você esteja pronto para fazer desta a sua melhor Black Friday!

Boa sorte e boas vendas!

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