Ir para BW Commerce
Logotipo BW Commerce Blog
  • Para o seu E-commerce
  • Dicas de Marketing
  • News da BW!
  • Eventos
Queima de Estoque: Como Transformar Produtos Parados em Lucro

Queima de Estoque: Como Transformar Produtos Parados em Lucro

Quando você tem estoque parado, quer dizer que você está deixando dinheiro na mesa. Saiba como fazer uma queima de estoque.

Publicado em: 09/02/2024 às 15:07


Dicas de Marketing Eventos News da BW! Para o seu E-commerce

Quando você tem estoque parado, quer dizer que você está deixando dinheiro na mesa. Uma forma eficiente de aproveitar aquele estoque parado é fazer uma queima de estoque. 

A queima de estoque tem como objetivo desencalhar produtos parados, promovendo a rotatividade do estoque e prevenindo perdas financeiras para o negócio.

É importante ressaltar que existe o momento certo para fazer este tipo de promoção. É necessário considerar fatores como sazonalidade, demanda e concorrência. Como qualquer outra estratégia promocional, para realizar uma queima de estoque é preciso um bom planejamento.

Quer saber como ter sucesso com esta estratégia na sua loja? Então continue com a gente e confira dicas para realizar uma campanha bem sucedida.

Como identificar quais produtos estão parados?

Antes de citarmos as dicas para movimentar o estoque encalhado, é importante falarmos sobre uma ferramenta de gestão que ajuda a identificar quais produtos realmente estão parados. Estamos falando da ferramenta Curva ABC. 

Esta ferramenta ajuda a classificar os produtos com base no seu valor financeiro e na frequência de vendas. A partir dessa classificação é possível entender quais os produtos têm maior importância para a sua empresa e assim adotar uma estratégia mais eficaz para gerenciar o estoque e impulsionar as suas vendas.

Quer mais detalhes sobre como definir a sua Curva ABC? Acesse nosso blog post completo sobre o assunto.

Por que fazer queima de estoque?

Mercadorias paradas, além de não gerarem nenhum retorno financeiro, elas geram custos adicionais com armazenamento e reduzem o capital de giro disponível. Sendo assim, ficar com produtos parados no estoque gera grandes prejuízos para o negócio.

Neste caso, a queima de estoque traz muitos benefícios e se torna eficaz para liberar produtos parados e abre espaço para a entrada de novos produtos.

A seguir, listamos a principais vantagens de realizar ações de queima de estoque:

  • Aumento da rotatividade do estoque;
  • Liberar espaço no estoque;
  • Melhorar o fluxo de caixa;
  • Atração de novos clientes;
  • Aumento do ticket médio.

Como fazer queima de estoque?

Fazer uma queima de estoque envolve a implementação de estratégias específicas para liquidar rapidamente os produtos existentes. Aqui estão alguns passos que podem ajudar:

1. Faça seu planejamento e selecione os produtos

Antes de tudo, para fazer uma queima de estoque bem sucedida, é preciso planejar. Comece escolhendo os produtos que entrarão em promoção, priorizando os que estão parados nos estoque a mais tempo, os que estão perto do prazo de validade ou se tornando ultrapassados.

Selecionados os produtos, avalie quais serão as porcentagens de desconto. Para isso, leve em consideração não só o custo do produto, mas também seus gastos com operações, logísticas e impostos.

Evite incluir lançamentos na queima de estoque, assim você não desvaloriza os novos produtos e evita tirar o foco dos mais antigos.

2. Estabeleça as metas para a queima de estoque

Com os produtos selecionados, estabeleça metas realistas para sua queima de estoque. Isso ajudará a orientar a estratégia de vendas e medir o desempenho da promoção.

Dessa forma, defina o objetivo principal da queima de estoque: pode ser aumentar as vendas, reduzir o estoque de produtos que não estão sendo vendidos ou abrir espaço para novos produtos no estoque.

Assim será possível traçar as ações promocionais mais inteligentes para atingir seus objetivos, e, após o fim da campanha, mensurar os resultados para entender o que precisa ser melhorado.

3. Defina os preços dos itens

Definir os preços dos itens é uma etapa fundamental para a queima de estoque. Você deve encontrar um equilíbrio entre um preço que seja atrativo para o cliente mas que permite que você atinja suas metas financeiras.

Uma das estratégias mais utilizadas é a redução de preço. Outra estratégia que pode ser aplicada é oferecer descontos progressivos, em que o cliente ganha um desconto maior ao comprar mais quantidade de determinado item. É um excelente incentivo para a compra de mais itens e para aumentar o ticket médio.

4. Planeje promoções estratégicas

Esta etapa vai definir o sucesso da sua campanha. Existem diversas estratégias que você pode investir, como desconto progressivo, cupom de desconto, brindes, frete grátis, desconto para pagamento por Pix, entre outros.

Mas lembre-se sempre, que a promoção precisa ser muito bem pensada, para cobrir os custos da mercadoria e garantir margem de lucro para o negócio.

Dica especial: montar kits pode ser uma alternativa interessante para a queima de estoque. Você pode combinar itens encalhados com itens mais vendidos, por exemplo.

5. Aproveite datas especiais

As datas comemorativas são excelentes para lançar a sua queima de estoque. Pensando nisso, opte por épocas em que os consumidores estão mais propensos a comprar. Também aproveite períodos em que o cliente está com mais dinheiro, como início do mês e pagamento do 13º salário.

6. Invista na divulgação

Para garantir que sua promoção de queima de estoque alcance seus clientes, é preciso criar uma divulgação massiva. O plano de divulgação deve abranger diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Use e abuse dos gatilhos mentais de urgência e escassez. Defina um prazo para as promoções e reforce que elas serão válidas até o estoque acabar, para estimular os clientes a aproveitarem as ofertas antes que acabem.

7. Avalie os resultados da campanha

Para finalizar, não deixe de realizar uma análise dos resultados e do desempenho das vendas, isso ajuda a identificar fatores positivos e o que pode ser melhorado para a próxima edição.

Conclusão

A queima de estoque é uma estratégia eficaz para evitar prejuízos, promover a rotatividade do estoque e atrair novos clientes. O momento ideal para essa promoção deve ser cuidadosamente escolhido, considerando fatores sazonais. Utilizando ferramentas como a Curva ABC, é possível identificar quais produtos necessitam de destaque. 

A queima de estoque traz benefícios como aumento da rotatividade, liberação de espaço, melhoria no fluxo de caixa e atração de clientes. Ao seguir passos como planejamento, definição de metas, estabelecimento de preços atrativos e estratégias promocionais, sua queima de estoque pode ser bem-sucedida. A avaliação cuidadosa dos resultados ajudará a aprimorar futuras campanhas e garantir o sucesso continuado dessa estratégia.

Queremos ajudar você!

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão.

Faça uma demonstração gratuita
BW Commerce

Conectar pessoas,
Conectar negócios.


© Copyright 2001 - 2025 BW Commerce. 09.099.400/0001-70  Política de Privacidade