Ir para BW Commerce
Logotipo BW Commerce Blog
  • Para o seu E-commerce
  • Dicas de Marketing
  • News da BW!
  • Eventos
Simplificando a Finalização de Compras: tudo sobre o checkout transparente

Simplificando a Finalização de Compras: tudo sobre o checkout transparente

O checkout tem grande relevância na decisão de compra do consumidor. Pode haver desistência da compra se o processo de finalização for muito longo ou se causar desconfiança. Saiba como otimizar o seu checkout!

Publicado em: 27/11/2023 às 16:58


Dicas de Marketing Eventos News da BW! Para o seu E-commerce

O checkout tem grande relevância na decisão de compra do consumidor. Pode haver desistência da compra se o processo de finalização for muito longo ou se causar desconfiança.

Enquanto o checkout tradicional redireciona o cliente para outro site no processo de compra, o checkout transparente mantém o usuário no ambiente da loja.

Nesse sentido, é um recurso essencial para transmitir confiança, diminuindo a taxa de abandono de carrinho e aumentando suas conversões.

O que é checkout?

Antes de falarmos sobre checkout transparente, é importante entender o que é checkout, ou seja, a última etapa do processo de compra em uma loja virtual.

O checkout é a parte do processo onde o usuário está finalizando a compra. Sendo assim, após adicionar os produtos no carrinho, é no checkout que o cliente insere seus dados pessoais e seleciona a forma de pagamento e entrega.

Por isso, a etapa do checkout é um ponto que merece toda a atenção do lojista. O processo deve ser simples e rápido, pois é nesta fase onde pode acontecer o famoso abandono de carrinho.

Um dado importante: a Pesquisa Abandono de Carrinho, realizada em 2022 pela OpinionBox, identificou que cerca de 85% das pessoas abandonam o carrinho na etapa final, desistindo da compra online. 

Neste cenário, otimizar o checkout da sua loja virtual pode ser a solução para este problema.

O que é checkout transparente?

O checkout transparente é uma das formas mais eficazes de evitar o abandono de carrinho.
Ele melhora a experiência do cliente na loja virtual. Além disso, é o mais indicado para quem pretende otimizar o processo de compra.

Como já descrevemos acima, o checkout transparente mantém o cliente no ambiente da loja, sem redirecioná-lo para outra página. Neste caso, a loja virtual se conecta com o intermediador de pagamento para processar a transação nos bastidores, mas esse processo acontece sem a necessidade de alterar a página exibida para o usuário. Dessa forma o cliente se sente mais seguro em concluir a compra.

Por que o checkout transparente é importante?

Basicamente, o checkout transparente é uma forma de oferecer uma experiência de compra mais simplificada e muito mais eficiente do que o checkout tradicional.

Garantindo que o processo de compra aconteça no ambiente da loja, o lojista evita frustrações e obstáculos, e garante boas conversões de vendas, sem comprometer o faturamento do negócio.

Quais os benefícios do checkout transparente?

  1. Melhora a experiência de compra

    Para entregar uma boa experiência de compra, é necessário diminuir ao máximo os obstáculos na etapa de finalização do pedido. Oferecer uma jornada simples, rápida e segura é fundamental.

    A praticidade do processo de compra influencia diretamente na forma que o visitante enxerga a sua loja virtual. A experiência do usuário precisa ser impecável durante o pagamento - e o checkout transparente é essencial para garantir tranquilidade ao cliente.

  2. Diminui o abandono de carrinho

    O estudo da E-commerce Trends traz insights interessantes sobre o abandono de carrinho. Entre eles, destacamos:

    - 29,9% dos usuários abandonaram o carrinho por sentirem falta de segurança no momento do pagamento.
    - 20,8% das pessoas desistiram de comprar por ter um checkout confuso.
    - 19,4% não continuaram porque a plataforma exigia a criação de uma nova conta.

    Isso mostra a importância de ter um checkout transparente e otimizado, excluindo os
    motivos do consumidor desistir no meio do caminho.
  3. Aumenta a taxa de conversão

    Implantando o checkout transparente na sua loja virtual, você passa mais
    credibilidade ao cliente, que se sente mais seguro ao finalizar a compra. Dessa forma, você elimina etapas no processo de checkout, tornando-o mais efetivo, diminuindo assim o abandono de carrinho.

    O checkout transparente é, no fim das contas, um incentivo para mais clientes concluírem a compra, o que ajuda a otimizar a taxa de conversão do seu e-commerce.

  4. Aumenta a credibilidade da loja

    É simples, no momento em que o cliente não precisa ser redirecionado para outra URL, ele sente-se mais seguro e assim, há um aumento da credibilidade da loja.

    A credibilidade que uma marca possui, assim como um e-commerce, é um aspecto determinante para conquistar vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Checkout transparente disponível na plataforma BW Commerce

A BW Commerce possui integração com diversas plataformas de pagamento que oferecem o checkout transparente, entre elas estão: Pagseguro, Mercado Pago, Pagar.me, Cielo, Rede e ClearSale. 

Crie sua loja virtual e ofereça as melhores soluções de checkout transparente para otimizar o processo de compra do seu cliente.

Queremos ajudar você!

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão.

Faça uma demonstração gratuita
BW Commerce

Conectar pessoas,
Conectar negócios.


© Copyright 2001 - 2025 BW Commerce. 09.099.400/0001-70  Política de Privacidade