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Conquiste novos consumidores para sua loja virtual com estas técnicas de marketing!

Publicado em: 21/10/2021 às 14:35


Dicas de Marketing Eventos News da BW! Para o seu E-commerce

Você deve estar se perguntando: “Quais técnicas de marketing vocês recomendam para vender mais online?” Você acaba de encontrar a resposta.

Neste artigo, vamos revelar técnicas de marketing muito eficientes para conquistar novos clientes, facilitando a decisão de compra: os chamados gatilhos mentais. Já ouviu falar? Utilizando os gatilhos mentais seu objetivo deve ser usar as palavras e imagens certas para inspirar alguém a adquirir o seu produto. É interessante dizer que todos nós, seres humanos, temos os mesmos gatilhos mentais que direcionam determinadas ações. Para entender seus consumidores e assim influenciá-los, você precisa compreender quais são esses gatilhos e como utilizá-los na suas mensagens de marketing.  Vamos explicar os 6 principais gatilhos mentais que você pode aplicar ao seu e-commerce e vamos explorar de que maneira você pode usá-los para melhorar o seu marketing e crescer as suas vendas. Mas antes disso, vamos entender o que são gatilhos mentais? O conceito é mais simples do que você imagina e com as nossas dicas você poderá aplicar na sua loja virtual hoje mesmo!  

O que são Gatilhos Mentais?

Se você souber como a mente funciona, você terá o poder de influenciar as decisões que as pessoas tomam. Por isso, é tão importante que busque informações sobre o comportamento do consumidor e sobre a psicologia por trás desse comportamento: por que ele decide comprar um produto? o que o leva a consumir?  Nós sabemos que o comportamento de consumo é mutável, acompanhar essas mudanças é muito importante para aderir aos gatilhos com eficiência. É aquele conselho que não cansamos de dar: esteja em contato constante com a sua persona, conheça profundamente quem compra de você. Essa é a nossa primeira dica para garantir a boa utilização das técnicas de marketing que vamos apresentar a seguir. Os gatilhos mentais são atalhos que ativam certos padrões de comportamento, são estímulos que agem diretamente no cérebro. Eles são na verdade despertadores de emoções, e você sabia que elas dominam boa parte das nossas decisões? Utilizar gatilhos mentais não é manipulação, pelo contrário, você só estará dando ao seu cliente o que ele quer. É importante destacar que eles devem ser tratados com ética e responsabilidade. Vamos conhecer quais são os principais gatilhos para você usar nas suas estratégias?  

Descubra 6 gatilhos mentais para vender mais no seu e-commerce

1. Antecipação

Você pode construir um burburinho sobre o seu novo lançamento. As pessoas precisam apenas de um gancho para deixá-las animadas e fazê-las voltar para mais. Crie uma narrativa em cima do processo de lançamento do seu produto, dê pequenos spoilers mas não revele tudo, mostre aos poucos e deixe as pessoas curiosas e com vontade de saber mais. Como você construirá o sentimento de antecipação? Será com teasers? Uma contagem regressiva? Série de e-mails marketing? Aqui vale muito planejamento e soltar a criatividade!

2. Autoridade

Você constrói autoridade quando se torna destaque no seu nicho. Assim, você passa a transmitir confiança porque é especialista no seu produto e em tudo que gira em torno dele. Existem diversas maneiras para transmitir a autoridade que só você tem. Isso pode ser feito através da criação de conteúdos relevantes sobre tendências do seu mercado, dicas sobre como usar o seu produto, entre outros. Nada mais efetivo do que você mostrando a sua cara e falando mais do universo da sua marca. Além disso, parcerias com influenciadores também é uma alternativa interessante para criar autoridade. Eles geralmente constroem suas comunidades que confiam nas suas escolhas e recomendações. Só no âmbito do marketing de influência existem infinitas oportunidades para ações que a sua marca pode adotar. Aproveite!

3. Escassez

Quando algo é limitado, seu valor e desejo tendem a crescer muito: é disso que se trata o gatilho da escassez. Há diversas formas de utilizar essa técnica, é muito fácil implementá-la. Você pode deixar visível a quantidade disponível em estoque de determinado produto que estiver quase acabando, por exemplo. Esse gatilho talvez seja o empurrãozinho final que o seu cliente precisa para concluir a compra.Uma forma bem eficaz é deixar essa informação visível na tela de detalhes do produto, incluindo informações como: - Últimas unidades em estoque - Somente mais X em estoque... Print loja virtual cliente BW Commerce July Joias tela de detalhes do produto

Loja virtual cliente July Joias - visualização da estratégia com gatilho de escassez.

 

4. Prova Social

De acordo com pesquisa feita pela Nielsen, 83% das pessoas acreditam nas recomendações de produtos feitas por amigos e família. Isso prova o quanto a prova social impacta na decisão dos consumidores, isso porque a grande maioria das pessoas não querem ser os primeiros a tentar algo. Existem algumas maneiras de usar o princípio da prova social para aumentar as vendas da sua loja. Você pode usar depoimentos, feeds de mídia social e conteúdo gerado por usuários para transformar seus clientes em defensores da marca. Ao mostrar pessoas reais que amam seus produtos e os usam, você está permitindo que outros clientes saibam que seus produtos foram garantidos - e há muitos clientes satisfeitos. Por isso, encontre uma maneira de deixar a experiência de outros consumidores visível na sua loja e na sua comunicação. Na plataforma de e-commerce da BW, por exemplo, temos um aplicativo chamado TrustVox. Com ele você permite que seus clientes avaliem a compra e esses reviews ficam visíveis na sua loja. Dependendo da sua classificação você pode até ganhar um selo Review Verdadeiro verificado pelo Reclame AQUI. Print loja virtual cliente Alice Knop tela de detalhes do produto

Loja virtual cliente Alice Knop - visualização da estratégia com gatilho de prova social.

 

5. Reciprocidade

Ninguém gosta de sentir que deve algo a alguém, não é? Se você der algo a elas, com certeza, buscarão retribuir. Venda mais fornecendo primeiro aos seus clientes potenciais brindes, amostras grátis ou descontos. Você pode dar um incentivo a quem está comprando com você pela primeira vez também, como um desconto após a primeira compra.

6. Urgência

Todo mundo adora ser a primeira ou única pessoa a receber algo. Através da urgência cria-se a oportunidade de compra imediata ou seu cliente poderá perder um ótimo negócio. Para despertar o sentimento de urgência é possível utilizar diferentes artifícios, como o cronômetro, por exemplo. Diferente da escassez, a urgência está relacionada ao tempo: são aquelas condições especiais por tempo limitado! Função de contagem regressiva utilizando as técnicas de marketing gatilhos mentais

Função Contagem Regressiva da Plataforma de E-commerce BW Commerce.

  Agora que você já conhece os 6 principais gatilhos mentais para e-commerce, que tal começar a aplicar nas estratégias da sua loja virtual? Mostre ao seu cliente que a sua loja é a loja certa para ele comprar. E para isso, além de ótimas técnicas de marketing você precisará de uma boa plataforma de e-commerce para potencializar as suas ações. Nisso a BW Commerce também pode te ajudar!

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