Conquiste novos consumidores para sua loja virtual com estas técnicas de marketing!
Publicado em: 21/10/2021 às 14:35
Você deve estar se perguntando: “Quais técnicas de marketing vocês recomendam para vender mais online?” Você acaba de encontrar a resposta.
Neste artigo, vamos revelar técnicas de marketing muito eficientes para conquistar novos clientes, facilitando a decisão de compra: os chamados gatilhos mentais. Já ouviu falar? Utilizando os gatilhos mentais seu objetivo deve ser usar as palavras e imagens certas para inspirar alguém a adquirir o seu produto. É interessante dizer que todos nós, seres humanos, temos os mesmos gatilhos mentais que direcionam determinadas ações. Para entender seus consumidores e assim influenciá-los, você precisa compreender quais são esses gatilhos e como utilizá-los na suas mensagens de marketing. Vamos explicar os 6 principais gatilhos mentais que você pode aplicar ao seu e-commerce e vamos explorar de que maneira você pode usá-los para melhorar o seu marketing e crescer as suas vendas. Mas antes disso, vamos entender o que são gatilhos mentais? O conceito é mais simples do que você imagina e com as nossas dicas você poderá aplicar na sua loja virtual hoje mesmo!
O que são Gatilhos Mentais?
Se você souber como a mente funciona, você terá o poder de influenciar as decisões que as pessoas tomam. Por isso, é tão importante que busque informações sobre o comportamento do consumidor e sobre a psicologia por trás desse comportamento: por que ele decide comprar um produto? o que o leva a consumir? Nós sabemos que o comportamento de consumo é mutável, acompanhar essas mudanças é muito importante para aderir aos gatilhos com eficiência. É aquele conselho que não cansamos de dar: esteja em contato constante com a sua persona, conheça profundamente quem compra de você. Essa é a nossa primeira dica para garantir a boa utilização das técnicas de marketing que vamos apresentar a seguir. Os gatilhos mentais são atalhos que ativam certos padrões de comportamento, são estímulos que agem diretamente no cérebro. Eles são na verdade despertadores de emoções, e você sabia que elas dominam boa parte das nossas decisões? Utilizar gatilhos mentais não é manipulação, pelo contrário, você só estará dando ao seu cliente o que ele quer. É importante destacar que eles devem ser tratados com ética e responsabilidade. Vamos conhecer quais são os principais gatilhos para você usar nas suas estratégias?
Descubra 6 gatilhos mentais para vender mais no seu e-commerce
1. Antecipação
Você pode construir um burburinho sobre o seu novo lançamento. As pessoas precisam apenas de um gancho para deixá-las animadas e fazê-las voltar para mais. Crie uma narrativa em cima do processo de lançamento do seu produto, dê pequenos spoilers mas não revele tudo, mostre aos poucos e deixe as pessoas curiosas e com vontade de saber mais. Como você construirá o sentimento de antecipação? Será com teasers? Uma contagem regressiva? Série de e-mails marketing? Aqui vale muito planejamento e soltar a criatividade!
2. Autoridade
Você constrói autoridade quando se torna destaque no seu nicho. Assim, você passa a transmitir confiança porque é especialista no seu produto e em tudo que gira em torno dele. Existem diversas maneiras para transmitir a autoridade que só você tem. Isso pode ser feito através da criação de conteúdos relevantes sobre tendências do seu mercado, dicas sobre como usar o seu produto, entre outros. Nada mais efetivo do que você mostrando a sua cara e falando mais do universo da sua marca. Além disso, parcerias com influenciadores também é uma alternativa interessante para criar autoridade. Eles geralmente constroem suas comunidades que confiam nas suas escolhas e recomendações. Só no âmbito do marketing de influência existem infinitas oportunidades para ações que a sua marca pode adotar. Aproveite!
3. Escassez
Quando algo é limitado, seu valor e desejo tendem a crescer muito: é disso que se trata o gatilho da escassez. Há diversas formas de utilizar essa técnica, é muito fácil implementá-la. Você pode deixar visível a quantidade disponível em estoque de determinado produto que estiver quase acabando, por exemplo. Esse gatilho talvez seja o empurrãozinho final que o seu cliente precisa para concluir a compra.Uma forma bem eficaz é deixar essa informação visível na tela de detalhes do produto, incluindo informações como: - Últimas unidades em estoque - Somente mais X em estoque... 
Loja virtual cliente July Joias - visualização da estratégia com gatilho de escassez.
4. Prova Social
De acordo com pesquisa feita pela Nielsen, 83% das pessoas acreditam nas recomendações de produtos feitas por amigos e família. Isso prova o quanto a prova social impacta na decisão dos consumidores, isso porque a grande maioria das pessoas não querem ser os primeiros a tentar algo. Existem algumas maneiras de usar o princípio da prova social para aumentar as vendas da sua loja. Você pode usar depoimentos, feeds de mídia social e conteúdo gerado por usuários para transformar seus clientes em defensores da marca. Ao mostrar pessoas reais que amam seus produtos e os usam, você está permitindo que outros clientes saibam que seus produtos foram garantidos - e há muitos clientes satisfeitos. Por isso, encontre uma maneira de deixar a experiência de outros consumidores visível na sua loja e na sua comunicação. Na plataforma de e-commerce da BW, por exemplo, temos um aplicativo chamado TrustVox. Com ele você permite que seus clientes avaliem a compra e esses reviews ficam visíveis na sua loja. Dependendo da sua classificação você pode até ganhar um selo Review Verdadeiro verificado pelo Reclame AQUI. 
Loja virtual cliente Alice Knop - visualização da estratégia com gatilho de prova social.
5. Reciprocidade
Ninguém gosta de sentir que deve algo a alguém, não é? Se você der algo a elas, com certeza, buscarão retribuir. Venda mais fornecendo primeiro aos seus clientes potenciais brindes, amostras grátis ou descontos. Você pode dar um incentivo a quem está comprando com você pela primeira vez também, como um desconto após a primeira compra.
6. Urgência
Todo mundo adora ser a primeira ou única pessoa a receber algo. Através da urgência cria-se a oportunidade de compra imediata ou seu cliente poderá perder um ótimo negócio. Para despertar o sentimento de urgência é possível utilizar diferentes artifícios, como o cronômetro, por exemplo. Diferente da escassez, a urgência está relacionada ao tempo: são aquelas condições especiais por tempo limitado! 
Função Contagem Regressiva da Plataforma de E-commerce BW Commerce.
Agora que você já conhece os 6 principais gatilhos mentais para e-commerce, que tal começar a aplicar nas estratégias da sua loja virtual? Mostre ao seu cliente que a sua loja é a loja certa para ele comprar. E para isso, além de ótimas técnicas de marketing você precisará de uma boa plataforma de e-commerce para potencializar as suas ações. Nisso a BW Commerce também pode te ajudar!