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Qual melhor momento para vender em marketplaces?

Publicado em: 21/10/2021 às 13:39


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Em algum momento do ano de 2020 você foi afetado pelos novos hábitos de consumo. Empreendedores do Brasil inteiro vasculharam várias páginas do Google, procurando por um guia de como vender online. Entre várias pesquisas, esses lojistas conheceram várias formas de comercializar seus produtos pela internet, entre elas, os marketplaces. Mas o que são esses canais? Marketplaces podem ser traduzidos como Shoppings Centers, onde diversos lojistas expõem seus produtos para um fluxo de pessoas em um só lugar.  Atualmente esses canais de vendas são responsáveis por grandes receitas e por isso são um ótimo canal de vendas. Leia mais sobre como vender nesses canais com o e-book do zero até o topo! No meio de várias opções uma dúvida pode martelar na sua cabeça: qual o melhor momento para começar a vender em marketplaces?  Parabéns, ao final desse artigo você terá um guia completo sobre o assunto!  O sucesso de uma operação online está muito mais ligado ao planejamento do que altos investimentos. Saber realizar uma pesquisa de campo e entender como o consumidor pensa ao realizar uma compra pode ser o divisor de águas para a sua empresa.  

Lição número um: planejamento

Um investimento inicial só poderá ser bem aplicado se você conseguir visualizar o retorno desse dinheiro.  O planejamento auxilia o lojista a analisar de maneira clara quais são os objetivos, ferramentas necessárias para atingir metas e definição de orçamento.  Como fazer um planejamento?  A forma que você irá se organizar irá depender do momento do seu negócio, caso você seja: INICIANTE NAS VENDAS Adquirir conhecimento sobre investimentos e mão de obra para deixar sua operação ativa, o que é necessário, desde fornecedores até embalagens para envio.  JÁ VENDO ONLINE Como você vai escalar suas vendas? Analisar sua atual operação e como você irá crescer de forma consciente, levando em consideração que cada canal de venda possui uma configuração própria e você deve se adaptar a eles para ter sucesso. CERTO, O QUE EU FAÇO DEPOIS DO PLANEJAMENTO PRONTO? Com o seu planejamento em mãos, você deve separar o seu negócio em etapas:
  • O que já tenho em mãos 
  • O que preciso correr atrás 
  • Pendências que depende de prazos e outras pessoas
Organizando o seu negócio dessa maneira, você consegue otimizar seu tempo e energia no que realmente precisa do seu foco e atenção.  

O que acontece quando não realizo um planejamento para vender online? 

Sua operação pode sair mais cara do que o previsto, os retornos não serem tão lucrativos quanto o esperado ou até mesmo necessário para cumprir com as despesas.  ONDE ESTÁ A LIÇÃO NÚMERO DOIS? Com o seu planejamento em mãos é hora de validar se suas apostas estavam realmente certas.  Uma das principais dificuldades de quem está iniciando a vender na internet é o tráfego. Captar um volume de pessoas para conhecerem o seu produto pode envolver grande esforço e investimento, principalmente em mídia paga.  Os marketplaces conseguem centralizar uma grande audiência em seus canais de venda, o que já é metade do caminho da venda percorrido.  A outra metade envolve:
  • Cadastro de produto; 
  • Escolha de catálogo; 
  • Atendimento ao cliente; 
  • Diferenciais competitivos;
Nessa etapa é importante você validar cada item, e com os erros e acertos dentro da plataforma você adquire experiência e vai dominando cada vez mais as vendas online.  É ESSE O MELHOR MOMENTO PARA COMEÇAR A VENDER EM MARKETPLACES? A resposta é: também!  Vender em marketplaces pode e deve ser usado na sua estratégia de vendas online, isso porque ele é um canal de venda versátil e de baixo investimento, além de utilizar esses canais como método de validação ele pode ser implementado dentro da sua loja online, como mais uma vitrine para os seus produtos.  MARKETPLACES FEAT LOJA VIRTUAL: VENDAS POTENCIALIZADAS! Empreendedores que já possuem uma loja virtual, conseguem escalar suas vendas através dos marketplaces, usando esses canais como extensão do seu e-commerce. Dentre os benefícios para essa união de canais de venda estão:
  • Atingir um novo público;
  • Criar um novo meio de aquisição de novos clientes; 
  • Aproveitar do marketing desses canais para impulsionar suas vendas;
  • Evasão de produtos da curva C;
Além desses itens, quando bem implementados, essas duas fontes de faturamento conseguem garantir para o empreendedor uma estabilidade de vendas, e a não dependência em apenas um canal.  FIQUE ATENTO AO SEU FLUXO DE VENDAS! Apesar de serem ótimos gerados de vendas, os marketplaces possuem um problema, eles não conversam entre si.  Imagine o cenário: Você vende no Mercado Livre e na Shopee marketplace, um sapato que possui 50 peças.  Quando vende um item no Mercado Livre o mesmo estoque não reflete na Shopee, causando sempre a diferença na quantidade.  Falhas como essas podem trazer um problema muito nocivo a reputação da sua conta nesses marketplaces e afetar diretamente suas vendas.  Saiba mais sobre a importância da gestão bem feita em marketplaces   

Conclusão: qual é o melhor momento para marketplaces?

O melhor momento para vender em marketplaces está ligado diretamente com a qualidade e estágio de maturidade do seu planejamento.  Esses canais de venda são versáteis e de baixo investimento, porém como todo empreendimento precisam de uma gestão bem realizada.  O mercado oferece uma série de canais de vendas, e cada um conversa com o seu público e oferece uma nova oportunidade de venda.  Parte do empreendedor realizar um bom planejamento e assim iniciar sua caminhada de sucesso e boas vendas nos marketplaces  E com a gestão dos seus marketplaces a Plugg.To consegue ajudar, visite nosso site e saiba mais!  QUERO SABER MAIS

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