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Guia completo para preparar a sua loja virtual para as próximas datas sazonais do calendário e-commerce 2023

Publicado em: 21/10/2021 às 14:50


Dicas de Marketing Eventos News da BW! Para o seu E-commerce

O momento mais adorado pelos lojistas está chegando: o final de ano. Grandes eventos do calendário e-commerce 2023 acontecem nesta época, e aposto que você não vai querer ficar fora de nenhum deles, não é mesmo? Dia do Cliente, Dia Das Crianças, Black Friday, Cyber Monday, são alguns dos eventos muito aguardados.  Sempre é bom se preparar com antecedência, por isso, trouxemos neste artigo as principais dicas para deixar a sua loja pronta para essas e outras grandes datas comemorativas, tudo para tornar a experiência do seu cliente memorável e sem fricção. Vem com a gente? 😉

Passos fundamentais para preparar seu e-commerce para as grandes datas do calendário e-commerce 2023

 

Garanta a estabilidade da sua loja virtual

Eventos sazonais geralmente aumentam o tráfego das lojas online, o fluxo de usuários é mais intenso nessas épocas. Você com certeza vai preparar uma grande campanha para atrair clientes, mas imagine o seguinte cenário: os usuários chegam a sua loja e encontram um serviço instável, com carregamento demorado... Como a situação vai refletir na experiência do seu cliente? Você perderá muito com isso e, provavelmente, não conseguirá recuperar quem chegou até o seu site e abandonou a compra. Por esse motivo, garanta que sua plataforma esteja hospedada em servidores robustos. Você pode verificar a estabilidade com a empresa responsável pela plataforma e não esquecer de fazer testes antecipadamente. Além disso, é importante que você verifique a velocidade e segurança do seu e-commerce. Lembre-se desta estatística:

“Segundo pesquisa, 64% dos consumidores declararam que frente à lentidão procuravam outro site mais rápido e 79% não realizavam compras nessa loja no futuro.”

Estudo realizado pela Akamai em parceria com a Forrester Consulting.

Avalie as integrações com terceiros

Não esqueça de verificar se as integrações com aplicativos de terceiros estão todas atualizadas. E uma dica fundamental: não instale novos aplicativos próximos a data, desse modo, você evita possíveis erros e instabilidades.

Dê atenção merecida ao design da sua loja

Garanta que o design reflita a identidade da sua marca. Além disso, busque diferenciar e surpreender com um novo design, mantendo-o simples o suficiente para oferecer uma fácil navegação. Não carregue seu site de informação! Dica extra: priorize a experiência mobile acima de qualquer outro dispositivo.

Home loja virtual Citrina
Cliente: Citrina.

 

Esteja prevenido: certifique-se de que seu inventário é suficiente para a demanda

Mais tráfego automaticamente resulta em mais vendas. Evite frustrar seus clientes, garanta estoque suficiente para o período, especialmente para itens com maior saída. Combine com seus fornecedores sempre com antecedência, isso evita possíveis problemas para você. Afinal, ninguém quer dor de cabeça, correto?

Prepare a estratégia de resgate de carrinhos

Às vezes, o abandono de carrinho acontece; é uma consequência natural em muitos e-commerces. É claro que é sempre importante acompanhar essa taxa buscando garantir que ela reduza na medida do possível.  Sendo assim, durante os eventos, é interessante que você prepare uma estratégia especial para resgatar possíveis carrinhos abandonados. Nunca deixe de notificar o seu cliente, busque entender o que aconteceu e o que pode ser ajustado. O e-mail será um grande aliado nessa missão, invista na ferramenta.

Facilite as compras organizando os presentes em um só lugar

Vender online deve ser sinônimo de facilidade. Considere como você dispõe os produtos durante os eventos. Você pode organizar uma categoria especial na navegação do seu site, ficará muito mais simples para o seu cliente, não acha?

Agilize a escolha do cliente

No topo da sua loja, apresente um menu sucinto e avalie se o campo de busca está bem destacado. Considere posicionar os produtos/categorias mais vendidas logo no início da página inicial. Quanto mais rápido os clientes encontrarem o que buscam comprar, melhor.

Ofereça múltiplas formas de pagamento

Ao finalizar a escolha e iniciar o processo de checkout, o que o cliente menos espera é não encontrar a forma de pagamento preferida. Em vista disso, considere oferecer formas de pagamento diversas. Com a plataforma da BW Commerce, por exemplo, você tem a possibilidade de escolher entre as melhores ferramentas de pagamento presentes no mercado do e-commerce hoje. Garanta boas opções de frete Busque automatizar o processo de envio e oferecer diferentes opções, dentre elas, as mais econômicas. Gateways de frete (como Frenet, Melhor Envio e Kangu) são os ideais, pois oferecem acesso a um painel onde você pode comparar taxas, imprimir etiquetas, entre outras funcionalidades. Busque oferecer também a opção de comprar na loja virtual e retirar na loja física. Essa é uma ótima alternativa para compradores que preferem navegar online, mas também querem os itens no mesmo dia.

Surpreenda ainda mais com um unboxing incrível

Mantenha o diferencial da sua marca sempre claro e vivo na memória do seu cliente. Por que ele decidiu comprar de você e não de outra loja? Apresente sua história em todos os seus canais, mas não só isso, intensifique essa conexão na sua embalagem, nos itens que acompanham o produto, no cheiro… Explore os sentidos do seu cliente e surpreenda!

Mulher fazendo unboxing produto  

Garanta que suas informações de contato estejam visíveis e fáceis de encontrar

Revise sua FAQ adicionando as perguntas mais frequentes dos clientes, mas também garanta que um contato direto com a sua equipe esteja bem visível na sua loja, assim como na página de confirmação do pedido.

Peça feedback para os seus clientes

Se a experiência de compra for realmente memorável, certamente seu cliente não se importará em compartilhar um feedback com você. A prova social é um dos fatores mais impactantes na decisão de compra. Lembrando que eles podem estar bem visíveis no seu site, assim, você consegue construir uma relação direta de confiança com possíveis novos clientes.

Atenção para sua Política de Trocas e Devoluções

Garanta que as regras estejam claras e objetivas. Infelizmente, muitos e-commerces não dedicam a devida atenção às suas políticas e acabam enfrentando dores de cabeça.  Ninguém gosta de lidar com devoluções, mas elas acontecem. Para evitar que isso aconteça, é muito importante que os detalhes e características dos produtos estejam completos na sua página de detalhes. Verifique se sua política está suficientemente transparente e realmente destacada para ser encontrada com facilidade.

Venda nos grandes eventos do e-commerce com a BW Commerce

Aposto que tem muita dica neste artigo que vai te ajudar muito nas próximas datas. Agora, é colocar a mão na massa para garantir resultados de sucesso! E para te ajudar com a melhor tecnologia conte com a BW Commerce. Faça uma demonstração sem compromisso agora mesmo ou fale com um dos nossos especialistas. E conta aqui nos comentários, esse conteúdo ajudou você? Não deixe de compartilhar também com outras empresas. Até a próxima! 🚀🚀🚀   

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