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Como aumentar a conversão de carrinho abandonado? Veja 3 estratégias infalíveis

Como aumentar a conversão de carrinho abandonado? Veja 3 estratégias infalíveis

Publicado em: 27/01/2023 às 13:30


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Você tem uma loja virtual, mas não aguenta mais ter clientes que selecionam produtos, colocam no carrinho mas abandonam a compra antes de efetuar o pagamento? Então este conteúdo é para você: entenda como converter carrinhos abandonados em vendas para seu e-commerce. Você sabia que a taxa de carrinhos abandonados é bem alta aqui no Brasil? Sim, este é um problema que é enfrentado por muitos lojistas: de acordo com a CNN, em 2020 a taxa de carrinhos abandonados chegou a mais do que 70%, enquanto em 2021 bateu 61%. Ou seja, mesmo com os consumidores mais adeptos às compras online, os e-commerces ainda enfrentam este desafio desanimador. Entretanto, não é impossível recuperar o um carrinho abandonado e transformá-lo em uma nova venda: neste artigo vamos compartilhar quais são os principais motivos para tal abandono e como reverter esta situação, para que sua loja aumente as conversões em vendas.   

Estas são as 4 principais causas que geram carrinho abandonado em e-commerces

Sua loja já enfrentou o problema de ter muitos carrinhos abandonados? Então está na hora de reavaliar o site e a experiência completa do seu consumidor. Existem vários motivos que fazem os consumidores desistirem de suas compras e abandonarem um carrinho, por isso, é importante que você analise completamente sua loja online e perceba o que é possível melhorar. Aqui vão algumas dicas do que você precisa evitar no seu e-commerce:  

1. Experiências negativas no site

Qualquer distração, travamento ou demora para carregar pode ser uma desistência e assim gerar um novo carrinho abandonado.  Nossa recomendação é que você evite muitas interrupções, como pop-ups ou anúncios, pois isso pode irritar o cliente que consequentemente irá desistir de comprar em sua loja online.   Além disso, confira a performance geral do seu site e plataforma de e-commerce, garantindo sempre o melhor desempenho.

2. Experiências negativas no checkout da compra

Além das experiências negativas em todo site, recomendamos também que você foque em avaliar como está seu checkout, pois ele também pode estar gerando desistências. Lembre-se que quanto mais complexo o processo for e quanto mais etapas tiver, mais chances do consumidor desistir antes de finalizar a compra, adicionando assim mais um carrinho abandonado ao resultado da sua loja. Por isso, tente simplificar o processo de checkout:

  • Remova obrigatoriedades, como fazer uma conta no site que capta muitos dados, tornando a experiência cansativa e chata; 
  • Simplifique as telas para fechamento da compra e deixe o mínimo possível de campos

3. Formas de pagamento limitadas

Se atente às formas de pagamento que você oferece em sua loja e amplie para o máximo possível: já pensou se um cliente completa todos os dados para fechar a compra, mas percebe, somente no fim do processo, que a sua forma de pagamento preferida não é aceita na loja? Por isso, adicione tudo que é possível hoje em dia, como por exemplo PIX, boleto, transferência, cartão de crédito, débito, etc.

4. Valores inesperados na hora de finalizar a compra

Nada pior do que ficar feliz por um produto estar em promoção, mas na hora do checkout ele muda de valor ou tem um frete muito mais alto do que o imaginado, não é mesmo? Por isso, faça o possível para informar os valores dos produtos antes do checkout e deixe tudo bem transparente para seus consumidores: Quanto será o frete? Existe alguma taxa extra de serviço como montagem ou instalação?  

Como recuperar carrinho abandonado? Confira estratégias infalíveis que vão melhorar sua taxa de conversão

Por fim, vamos conferir como aumentar a conversão de carrinhos abandonados e transformá-los em novas vendas para sua loja. Siga a leitura:  

Cupons de desconto

Uma das estratégias das lojas que é muito amada pelos consumidores é, sem dúvidas, aplicar cupons de desconto na hora de fechar compras.  Para usar cupons de desconto para recuperar um carrinho abandonado, recomendamos que você tenha uma estratégia bem estruturada e integrada com a sua plataforma e-commerce.  Com tudo integrado, é possível disparar e-mails para visitantes do seu site que abandonaram um carrinho. Neste e-mail, você pode convencer o consumidor a fechar a compra usando um cupom de desconto, melhorando assim sua conversão e gerando mais uma nova venda para sua loja virtual. Além de usar o cupom de desconto para recuperar o carrinho abandonado, você também pode investir nesta estratégia e divulgar cupons de desconto também na rede social da sua loja ou mesmo enviar e-mails frequentes para seus clientes, por exemplo em datas comemorativas, aniversários (da loja e do próprio cliente), etc. Use e abuse dos cupons de desconto!

Oferecer frete grátis

Será que seus clientes estão desistindo da compra devido o valor alto de frete? Então que tal testar oferecer frete grátis por um período? Além de evitar o abandono de carrinho, o frete grátis pode ser uma ótima forma de fidelizar seu cliente e incentivá-lo a fazer a primeira compra em seu site. Caso queira melhorar a conversão de carrinhos abandonados, também sugerimos o disparo de e-mails automáticos para os visitantes do seu site, principalmente para aqueles que já abandonaram uma compra em algum momento. Além de ser um incentivo para fechar a compra, o frete grátis é também um grande benefício para o consumidor, que sem dúvidas vai querer finalizar a compra. Mulher abrindo encomenda em casa  

Remarketing focado em recuperação de carrinho abandonado

Por fim, reforçamos a importância de trabalhar com o remarketing em sua loja virtual: você pode usar diversos tipos de estratégias diferentes para aumentar a conversão dos carrinhos abandonados, entretanto, para que de fato funcionem, é necessário trabalhar com o remarketing e com boas ferramentas que proporcionam esta estratégia para sua loja. O remarketing é uma estratégia que “segue” o consumidor e mostra novamente um produto que ele já viu em uma loja. Ou seja, na prática, a pessoa navega pela sua loja virtual e clica na página de um produto que gostou, mas ainda não está pronta para comprá-lo, e então fecha o site. Aí entram as estratégias de remarketing: através das ferramentas certas, é possível fazer com que as pessoas não se esqueçam do produto que viram em sua loja, seja por meio de anúncios ou por e-mail. E é isso que a ferramenta de Carrinho Abandonado Enviou oferece: através da integração com sua plataforma de e-commerce, a ferramenta vai captar todos os carrinhos que foram abandonados e disparar automaticamente e-mails para este consumidores, incentivando-os a voltarem para a loja e finalizarem a compra e até mesmo oferecendo benefícios como cupons de desconto, frete gratis e cashback. Incrível, não é: Não perca tempo e faça um teste hoje mesmo da ferramenta Enviou e aumente a conversão dos carrinhos abandonados da sua loja!

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